Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Semana de filosofia discute tempo e imagem

Semana de filosofia discute tempo e imagem

Evento teve participação de alunos de diversas universidades

25/09/2018 16h00

Imagem: Reinaldo Feurhuber

Igor Neves

Entre os dias 18 e 20 de setembro, ocorreu a primeira edição da Semana de Filosofia, que teve como tema “Filosofia em Tempo e Imagem”, organizada pelo Centro Acadêmico Prof. Dr. Rui Josgrilberg em parceria com o corpo docente do curso.

O evento foi organizado em três dias, sendo cada um deles organizado por um tema em ordem cronológica. No dia de abertura o professor Prof. Dr. Edivaldo Bortoleto (Universidade Comunitária Regional de Chapecó) abordou a temática do evento (tempo e imagem) pelo viés filosófico em diversos períodos históricos. Na parte da tarde mesas debateram temas caros a filosofia antiga (moral, ética, estética, mitos, etc) tendo como base os filósofos pré-socráticos, Sócrates e Platão.

O segundo dia do evento foi aberto pela professor Profa. Dra. Cristiane Negreiros Abbud Ayoub (Universidade Federal do ABC), em sua exposição, que teve como temática o Tempo nas teorias de Santo Agostinho, explicou conceitos fundamentais para compreensão de teoria tão complexa, como por exemplo a distensão da alma e os três tempos (passado, presente e futuro) que só existem em nós, seres humanos. Em seguida, ainda pela manhã, aconteceu a mesa de filosofia medieval com trabalhos sobre o mesmo filósofo e São Tomás de Aquino. Pela tarde a mesa de Filosofia Moderna recebeu trabalhos variados sobre política, educação, metafísica e da epistemologia tendo como base os filósofos: Kant, Hobbes, Rousseau e Locke.

O último dia do evento foi aberto pelo professor Dr. Rui de Souza Josgrilberg que falou dos benefícios e malefícios da tecnologia partindo da perspectiva da fenomenologia contemporânea. Tanto pela manhã quanto pela tarde foram apresentados trabalhos de filosofia contemporânea com trabalhos de temáticas variadas. O interessante é que houveram alguns trabalhos que abordaram filósofos latino americanos como: E. Dussel e Augusto Boal. O encerramento do evento teve a exibição do filme Poesia sem fim (2016) de Alejandro Jodorowsky e foi celebrado e debatido com entusiasmo por pesquisadores de diversas instituições.

Para o professor Rineu Quinalia, que foi um dos organizadores, o evento acontece em um momento crítico para a filosofia. “O pessoal que estuda filosofia está passando por um período muito nebuloso, que está se traduzindo sempre mais em um processo de marginalização das humanidades”.

Rineu destaca também o caráter de troca do evento, com a participação de alunos de universidades como a UFABC, Unesp, PUC e FapCom. “Está vindo gente de toda a região, isto que é legal. A ideia foi essa, fortificar realmente essa situação de debate filosófico”.

O professor disse já pensar em uma segunda edição do evento, para o ano que vem, e que pretende realizar mudanças na próxima edição. “O que a gente está pensando em melhorar é construir uma situação de publicação de anais, publicação de resumos, a gente estava pensando em organizar um projeto de resumos da próxima vez, ou até mesmo, fazer um comitê científico que selecione os melhores trabalhos e faça, eventualmente, uma publicação”.

Assista abaixo o vídeo na íntegra:

Comunicar erros