Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Revistas de Comunicação recebem artigos em fluxo contínuo

Revistas de Comunicação recebem artigos em fluxo contínuo

03/07/2020 20h40 - última modificação 04/07/2020 01h01

Deivison Brito 

Uma das mais importantes tarefas na vida de um pesquisador, mestrando ou doutorando, é publicar. Por isso, o JBCC elenca, ainda que parcialmente, alguns periódicos científicos para divulgação de artigos, entrevistas, resenhas e resultados de pesquisa. As revistas estão dispostas de acordo com a avaliação da QUALIS/CAPES, que vai de A2 a B5. Confira aqui: 

 

MATRIZes

MATRIZes é o periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Acolhe pesquisas teóricas e empíricas sobre fenômenos comunicacionais, meios de comunicação e mediações comunicativas nas interações sociais que contribuam para definir, mapear e explorar os novos cenários comunicacionais da contemporaneidade. MATRIZes é Qualis A2.

Informações em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/index  

 

Galáxia

Galáxia é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Com periodicidade semestral, o foco é compreender a produção, a circulação e a recepção dos sentidos/signos comunicacionais em seus discursos, práticas sociais e condições de interação, tecnológicas ou não. Promove interfaces com sociologia e artes (cinema, videoarte, sempre com ênfase nos processos comunicacionais). Galáxia é Qualis A2.

Informações em: https://revistas.pucsp.br/galaxia

 

Famecos

A Famecos é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) com foco em Jornalismo, Cinema, Cibercultura, Mídia, Cultura, Audiovisual, Pensamento Midiático Comunicacional e Opinião Pública O periódico é amplamente citado em teses, dissertações, artigos e livros na área da Comunicação e afins. Famecos é Qualis A2.

Informações em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/index

 

E-Compós

A revista E-Compós é uma publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. Tem como missão difundir a produção acadêmica original de pesquisadores da área de comunicação, inseridos em instituições do Brasil e do exterior. Aborda questões conceituais e metodológicas da pesquisa, aplicada ou teórica, na área de comunicação e difunde a produção científica de pesquisadores da área de comunicação e afins, inseridos em instituições de pós-graduação de diferentes regiões do país e do exterior; E-Compós é Qualis A2.

Informações em: https://www.e-compos.org.br/e-compos

 

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

A Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC) é uma publicação quadrimestral editada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), dirigida ao campo da Comunicação. Seu conteúdo é preenchido por artigos científicos, entrevistas e resenhas, respeitando a interdisciplinaridade e a abrangência temática características da área do conhecimento de Comunicação. RBCC é Qualis A2.

Informações em: http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom

 

Comunicação, Mídia e Consumo

Comunicação, Mídia e Consumo é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Tem foco em temas relevantes do campo da Comunicação entendido como processo e prática sociocultural complexa. Aceita textos de doutores, doutorandos e mestrandos somente em coautoria com algum doutor. É avaliada como Qualis A2.

Informações em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/index

 

Liinc em revista

A Liinc em Revista é uma publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É um periódico científico de acesso aberto orientado para a reflexão crítica sobre dinâmicas de produção, circulação e apropriação da informação e do conhecimento ante as transformações no mundo contemporâneo. É classificada como B1 no Qualis da Capes.

Informações em: http://revista.ibict.br/liinc/index

 

Comunicação & Sociedade

Comunicação & Sociedade é o periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). A C&S recebe artigos científicos, resenhas críticas e entrevistas que versam sobre temas relacionados aos processos comunicacionais, com ênfase em pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os meios de comunicação social, fluxos de produção, difusão e recepção e suas relações sócio-culturais; nos atos comunicacionais das organizações junto aos diversos públicos de interesse, nas dimensões e linguagens da divulgação do conhecimento tecno-científico e nas presentes inovações tecnológicas. Comunicação & Sociedade é Qualis B1.

Informações em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/index

 

Contemporânea

Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) -  é uma publicação trimestral (abril, agosto e dezembro) do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É um periódico de divulgação e discussão de pesquisas sobre os fenômenos comunicacionais contemporâneos, opiniões e conceitos expressos em artigos, ensaios, entrevistas e resenhas. A revista conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/PROAP). A revista tem Qualis B1.

Informações em: https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/

 

Rumores

RuMoRes - Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídia é um periódico científico semestral publicado pelo MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). A revista é voltada à divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem. Rumores é Qualis B1.

Informações em: http://www.revistas.usp.br/Rumores/issue/view/11331

 

Intexto

Intexto é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É aberta a contribuições originais de autores brasileiros e estrangeiros em fluxo contínuo. Acolhe pesquisas teóricas e empíricas realizadas no campo interdisciplinar da Comunicação como objetivo de constituir-se como espaço para o debate e a difusão de ideias capazes de configurar diferentes cenários comunicacionais. Intexto é Qualis B1.

Informações em: https://seer.ufrgs.br/intexto/index

 

Ciberlegenda

Ciberlegenda é uma publicação semestral do PPGine - Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Publica artigos científicos, resenhas e entrevistas de interesse para os estudos em Comunicação e áreas afins, em especial dedicados às reflexões sobre imagem, som, cinema e do audiovisual. Ciberlegenda é Qualis B1.

Informações em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/index

 

Contracampo

A Revista Contracampo - Brazilian Journal of Communication é uma publicação quadrimestral e bilíngue do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). É voltada ao público acadêmico da área de Ciências Sociais Aplicadas, com Comunicação Social e aberta à participação de pesquisadores ligados à Comunicação e assuntos relacionados, publica artigos, ensaios, resenhas e entrevistas. Contracampo é Qualis B1.

Informações em: https://periodicos.uff.br/contracampo/index

 

Estudos em Jornalismo e Mídia

A Revista Estudos em Jornalismo e Mídia de periodicidade semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, reúne artigos, reflexões, resenhas, entrevistas e relatos de pesquisa assinados por autores brasileiros e estrangeiros. Visa contribuir para o avanço na reflexão científica com foco no Jornalismo e com interesse nas suas relações com a sociedade, o mercado e a academia. Recebe submissões em fluxo contínuo em versão eletrônica e gratuita. Estudos de Jornalismo e mídia tem Qualis B1.

Informações em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/index

 

Alceu

A ALCEU, Revista de Comunicação, Cultura e Política do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Nasceu sob a inspiração do jornalista Alceu Amoroso Lima, um dos fundadores da PUC-Rio. Visa divulgar a produção científica e intelectual de professores e pesquisadores da área de Comunicação Social, ampliando o diálogo do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio com pesquisadores de outros departamentos e instituições numa perspectiva transdisciplinar. Alceu é Qualis B1.

Informações em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/rev_alceu.php?strSecao=Home

 

Comunicação & Inovação

A revista Comunicação & Inovação é uma publicação científica quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). Busca publicar trabalhos recentes, de cunho teórico ou técnico, além de conhecimentos e pesquisas desenvolvidas na área de Comunicação Social que tragam contribuições inovadoras. Os artigos devem ser assinados por Doutores. Mestrandos, mestres e doutorandos somente em coautoria com Doutores. Comunicação & Inovação é Qualis B1 em Comunicação e Informação.

Informações em:https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/index

 

Fronteiras

A revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, é uma publicação quadrimestral da Unisinos que se configura como um espaço de discussão teórico metodológico e análise centrado em temáticas ligadas aos processos midiáticos, entendidos como conjunto das práticas comunicacionais midiáticas, linguagens, dispositivos técnicos: jornal, revista, rádio, cinema, televisão, fotografia, publicidade, vídeo e outros processos de produção. É avaliada como Qualis B1.

Informações em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/index

 

Animus

Animus é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Publica artigos acadêmicos, resenhas e traduções de pesquisa conceitual das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além dos estudos que apresentam interface com a comunicação. Animus tem classificação B1 na avaliação Qualis/CAPES.

Informações em: https://periodicos.ufsm.br/animus/index

 

Lumina

Lumina é a Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF) de periodicidade quadrimestral. Aceita artigos, resenhas, relatos de pesquisas e entrevistas sobre questões relacionadas ao campo da Comunicação, suas especificidades, a dinâmica dos meios e das imagens em seus impactos nos grupos sociais e na sociedade. Lumina é Qualis B1.

Informações em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/index

 

Eptic

A Eptic – Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura - é um periódico cientifico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) editada pelo Observatório de Economia e Comunicação (Obscom) da mesma instituição. Recebe artigos, resenhas e entrevistas de estudantes, professores e pesquisadores voltado à Economia Política e suas interfaces com pensamento crítico comunicacional. Eptic é Qualis B1.

Informações em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/index

 

Sessões do Imaginário

Sessões do Imaginário - Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PUCRS) com objetivo de divulgar artigos, ensaios, entrevistas e resenhas sobre comunicação e a cultura contemporânea. Tem interesse nos trabalhos de professores, pesquisadores e discentes de pós-graduação que se interessam pelos estudos do imaginário social e das tecnologias de comunicação. Possui avaliação Qualis B1.

 

ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação

A revista ECCOM é uma publicação semestral editada pela Coordenação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) do Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA), localizado em Lorena, Estado de São Paulo. Destina-se à publicação de trabalhos de pesquisa inéditos relacionados com as áreas de Comunicação Social, Educação e Cultura reunidos nos grandes temas: Educomunicação, Crítica de Mídia, Educação e cidadania, Novas tecnologias, Sociedade e Cultura, Linguagem midiática, Responsabilidade social e História e evolução. ECCOM é Qualis B1.

Informações em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/issue/view/134

 

Comunicação Midiática

A Revista Comunicação Midiática é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Aborda pesquisas sobre comunicação midiática e afins. É avaliada como Qualis B1.

Informações em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM

 

Eco-Pós

A Revista Eco-Pós é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Publica artigos que buscam refletir sobre a produção social de sentidos e as representações culturais; configurações identitárias, formas de sociabilidade, visibilidade, resistência e poder; circuitos de produção, distribuição e consumo de bens culturais; as regras de funcionamento do campo midiático; produções artísticas; configurações estéticas; sentidos do gosto; o culto, o popular, o massivo e outros sistemas de classificação cultural. Eco-Pós é Qualis B1.

Informações em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/index

 

Líbero

Líbero é a revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, de periodicidade semestral, publica trabalhos inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigos ou resenhas. Os textos enviados à revista devem estar situados no campo de pesquisa em torno da área de concentração do Programa: “Comunicação na Contemporaneidade”, e de suas linhas de pesquisa, “Processos midiáticos: tecnologia, imagem e mercado” e “Produtos midiáticos: jornalismo, imagem e entretenimento”. Líbero é Qualis B2.

Informações em: https://casperlibero.edu.br/revista-libero/

 

Interin

A revista Interin é uma publicação semestral online do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiutí do Paraná (PPGCOM/UTP). Tem foco em artigos sobre tecnologias da comunicação e como influenciam as práticas e processos comunicacionais; à comunicação e os processos de significação midiática; produção e veiculação de discursos em contextos socioculturais e em mídias diversas. Podem ser submetidos artigos de doutores ou doutorandos em coautoria com doutores. Interin é Qualis B2.

Informações em: https://interin.utp.br/index.php/i/issue/view/135

 

Rizoma

A Rizoma é uma publicação semestral do Departamento de Gestão e
Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. Publica artigos científicos e resenhas com temáticas relacionadas à área Comunicação com foco direcionado aos estudos sobre midiatização, mídia e processos socioculturais e narrativas midiáticas. Mestres e doutorandos podem publicar desde que em coautoria com doutores. Rizoma é Qualis B2.

Informações em: https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/index

 

Comunicação & Informação

A Comunicação & Informação é um periódico científico do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Abrange várias temáticas, como mídia e processos culturais, cidadania, informação, novas tecnologias, poder e sociedade, estudos interdisciplinares, comunicação e divulgação científica, além de novas tendências da pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual, Ciência da Informação e Gestão da Informação. Comunicação & Informação é Qualis B2.

Informações em: https://www.revistas.ufg.br/ci/issue/view/2169

 

Signos do Consumo

A Revista Signos do Consumo, do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da ECA/USP, publica artigos científicos, resenhas, resultados de pesquisas, ensaios e reflexões do estudos do campo da Comunicação com foco em Publicidade, Propaganda e os fenômenos do consumo. Tem interesse nos fenômenos midiáticos da publicidade e propaganda, relações públicas e o impacto do consumo nas práticas socioculturais. Busca trazer contribuições teórico-metodológicas a partir destes objetos, ao campo epistêmico híbrido das Ciências da Comunicação. Signos do Consumo é Qualis B2.

Informações em: http://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/issue/view/11423

 

Comunicação & Educação

Comunicação & Educação é uma publicação semestral da ECA/USP com foco em estudos na área da Comunicação em suas intersecções com a Educação e a Cultura. Busca difundir conteúdos que permitam ao comunicador, ao educador e ao educomunicador conhecer e utilizar os meios e desenvolver um pensamento crítico comprometido com os direitos sociais, a democracia e a cidadania. Comunicação & Educação é Qualis B2.  

Informação: http://www.revistas.usp.br/comueduc/index

 

Alterjor

Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), tem como foco o jornalismo popular e alternativo, práticas jornalísticas realizadas em organizações sociais populares que envolvam a defesa da cidadania e o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Seu objetivo central é fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular. Alterjor é Qualis B2.

Informações em: http://www.revistas.usp.br/alterjor/issue/view/11343

 

Questões Transversais

Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação - dirige-se ao conjunto dos pesquisadores em Ciências da Comunicação em diálogo com perspectivas e tensionamentos no Brasil no plano internacional acompanhando nos debates em torno do pensamento comunicacional identificados em sociedades científicas correlatas – COMPÓS, ALAIC, IAMCR, SFSIC, etc.). A proposta é centrada no debate entre diversas angulações epistemológicas no campo da comunicação. Qualis B2.

Informações em: http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/index

 

Tríade – Comunicação, Cultura e Mídia

A Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia é uma publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO) em formato eletrônico e com periodicidade semestral. Busca difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Comunicação inserida em Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior. É avaliada como Qualis B2 em Comunicação e informação.

Informações em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/issue/view/256

 

Novos Olhares

Novos Olhares, Revista de Estudos sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, é uma publicação semestral da ECA/USP, aceita artigos dedicados a uma ampla temática dentro da área da Comunicação, contribuições de professores-doutores, doutores e doutorandos como autores únicos. Mestres e mestrandos terão trabalhos aceitos desde que escritos em coautoria com pesquisadores de maior titulação. Novos Olhares é Qualis B2.

Informações em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/index

 

RIF – Revista Internacional de Folkcomunicação

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) é um periódico acadêmico de publicação semestral da área de Folkcomunicação e de cunho interdisciplinar. É editada pelo Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG, Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Visa difundir a produção científica em Folkcomunicação ao valorizar o diálogo entre as contribuições conceituais e as análises de pesquisa empírica. RIF é Qualis B3.

Informações em: https://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/index

 

Reu – Revista de Estudos Universitários

A Revista de Estudos Universitários é um periódico cientifico semestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – (UNISO). Publica trabalhos de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu de diversas áreas do conhecimento. É avaliada como Qualis B4 em Comunicação e Informação.

Informações em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/issue/view/240

 

Mídia e Cotidiano

A Revista Mídia e Cotidiano é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Divulga pesquisas empíricas e/ou teóricas relacionadas ao campo da Comunicação com ênfase na relação mídia e cotidiano. Publica artigos, resenhas e entrevistas sobre produção de sentidos, circulação e recepção dos discursos e processos midiáticos no contexto das relações de poder nas práticas sociais da vida cotidiana. A linha editorial privilegia a perspectiva crítica na análise das interações midiatizadas dos sujeitos e coletividades, como fio condutor no olhar sobre acontecimentos e dinâmicas dos processos de produção midiática em suas distintas relações com a sociedade e a cultura. Mídia e Cotidiano é Qualis B4.

Informações em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/about

 

Passagens

A Revista Passagens é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Visa discutir o significado das práticas comunicativas tanto no campo profissional, quanto na pesquisa, a fim de promover e divulgar o conhecimento científico e técnico na área de Comunicação, com enfoque especial sobre as práticas socioculturais engendradas pelas mídias atuais e na análise crítica das linguagens fotográfica e audiovisual. Passagens tem Qualis B4.

Informações em: http://periodicos.ufc.br/passagens/issue/view/851

 

Temática

Temática é uma Revista acadêmica de periodicidade mensal do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), publica artigos científicos graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores. Visa preencher a lacuna de publicação de pesquisadores, da graduação à pós-graduação em todo o país. Atende uma demanda mensal de artigos científicos da Comunicação e de áreas afins e contribui para difundir pesquisas acadêmicas de forma democrática. Temática é Qualis B4.

Informações em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/issue/view/2510

 

Anagrama

A revista Anagrama é uma publicação semestral do Midiato - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas. Tem como objetivo abrigar produções, em nível de graduação com foco nos Estudos de Mídia e Comunicação Social por meio de uma ótica interdisciplinar. Anagrama é Qualis B5.

Informações em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/issue/view/11534

 

Comunicar erros