Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) publica dossiê sobre fenômenos culturais e identitários

Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) publica dossiê sobre fenômenos culturais e identitários

RIF também presta homenagem ao professor José Marques de Melo

06/07/2018 17h40 - última modificação 07/07/2018 10h46

Igor Neves

Foi lançada, em julho, a 36º edição da Revista Internacional de Folkcomunicação, com o dossiê temático “Folkcomunicação, patrimônio e identidade cultural”.

Organizados pelos professores Maria Isabel Amphilo (UMESP) e Rafael Schoenherr (UEPG), com colaboração do professor Jorge González (UNAM), os 10 artigos que fazem parte do dossiê, além das colaborações teóricas para estudos sobre cultura e identidade, abordam questões como a religiosidade na construção da identidade e a apropriação das manifestações populares pela mídia.

A revista traz em seu editorial homenagens ao professor José Marques de Melo, um dos principais pesquisadores no campo da folkcomunicação, falecido no dia 20 de junho, e ao professor Sebastião Breguez, outro grande pesquisador da área, que faleceu em março. Ambos são figuras importantes na disseminação dos estudos da Folkcomunicação.

A revista ainda conta com mais cinco textos que focam nas metodologias de pesquisa e análises folkcomunicacionais para complementar as discussões sobre os objetos e os desafios dos estudos na área.

 

A revista

A RIF é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Rede Folkcom e a Cátedra Unesco/UMESP para o desenvolvimento regional.

Criada em 2003, a revista tem como objetivo difundir a produção cientifica de folkcomunicação com uma publicação quadrimestral, duas edições e um dossiê temático por ano.

Para ter acesso a mais informações e outras edições da revista, acesse este link

Comunicar erros