Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) publica dossiê sobre fenômenos culturais e identitários
06/07/2018 14h40 - última modificação 07/07/2018 07h46
Igor Neves
Foi lançada, em julho, a 36º edição da Revista Internacional de Folkcomunicação, com o dossiê temático “Folkcomunicação, patrimônio e identidade cultural”.
Organizados pelos professores Maria Isabel Amphilo (UMESP) e Rafael Schoenherr (UEPG), com colaboração do professor Jorge González (UNAM), os 10 artigos que fazem parte do dossiê, além das colaborações teóricas para estudos sobre cultura e identidade, abordam questões como a religiosidade na construção da identidade e a apropriação das manifestações populares pela mídia.
A revista traz em seu editorial homenagens ao professor José Marques de Melo, um dos principais pesquisadores no campo da folkcomunicação, falecido no dia 20 de junho, e ao professor Sebastião Breguez, outro grande pesquisador da área, que faleceu em março. Ambos são figuras importantes na disseminação dos estudos da Folkcomunicação.
A revista ainda conta com mais cinco textos que focam nas metodologias de pesquisa e análises folkcomunicacionais para complementar as discussões sobre os objetos e os desafios dos estudos na área.
A revista
A RIF é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Rede Folkcom e a Cátedra Unesco/UMESP para o desenvolvimento regional.
Criada em 2003, a revista tem como objetivo difundir a produção cientifica de folkcomunicação com uma publicação quadrimestral, duas edições e um dossiê temático por ano.
Para ter acesso a mais informações e outras edições da revista, acesse este link