Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Revista INICIACOM é reformulada

Revista INICIACOM é reformulada

Publicação visa enaltecer trabalhos de Iniciação Cientifica

29/03/2018 17h55 - última modificação 29/03/2018 20h39

Pedro Zuccolotto

A Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação (INICIACOM), publicação anual da Intercom que visa valorizar o trabalho do estudante de cursos da área da Comunicação como pesquisador em formação, teve algumas reformulações. Destinada a estudantes de graduação em comunicação e áreas afins e recém-formados até um ano após a conclusão do curso, a revista não exige mais a presença de um orientador no trabalho submetido. Tais mudanças foram implementadas para se incentivar ainda mais o envio de trabalhos para a revista.

A proposta da INICIACOM é dar oportunidade aos alunos de graduação a participarem de projetos de iniciação cientifica, já que a intensão de um graduando que realiza pesquisa é ter um trabalho publicado. Os avaliadores focam o parecer na possibilidade de formulação ou reformulação do texto até a sua qualificação para publicação, ou seja, a revista privilegia a orientação para a melhoria do trabalho, evitando reprovação sem que seja dada a chance de promover mudanças no texto.

Nair Prata, Profª da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e diretora Científica da Intercom, afirma que é importante exaltar esses tipos de trabalho. “Por meio da união da teoria e da prática, os programas de IC estimulam o estudante à disciplina, ao compromisso, ao rigor, à responsabilidade, incentivando à formação de um profissional melhor preparado”. Ela também reafirma a importância da Iniciação Científica como ponte entre os estudantes de comunicação com a área acadêmica pós-graduação.

A submissão de trabalhos para a edição 2018 da INICIACOM pode ser feita até o dia 30 de abril de 2018. O trabalho final com possíveis modificações a partir do parecer dos avaliadores deve ser entregue até o dia 30 de junho de 2018. Trabalhos apresentados e publicados em anais de outros eventos, que não sejam o Intercom Júnior, são considerados inéditos, desde que os manuscritos obtenham adequações como resultado das discussões sobre os trabalhos. Traduções não são consideradas inéditas.

Para mais informações como datas e normas para publicação, acesse http://www.portalintercom.org.br/publicacoes/revista-INICIACOM/revista-INICIACOM-apresentacao

Comunicar erros