Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Reunião do Grupo de Pesquisa: Mídia, Arte e Cultura (MAC) debate Experiência Estética: Comunicação e sensibilidade

Reunião do Grupo de Pesquisa: Mídia, Arte e Cultura (MAC) debate Experiência Estética: Comunicação e sensibilidade

O evento reuniu dez pessoas que discutiram a comunicação como experiência estética

27/11/2017 13h31

Vittória Cataldo 

Nesta quarta-feira, 22 de novembro, ocorreu o encontro do Grupo de Pesquisa Mídia, Arte e Cultura (MAC), coordenado pelo professor de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Herom Vargas.

O evento teve como tema “Experiência Estética: Comunicação e sensibilidade” e contou com a participação do professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP de Bauru, Dr. Laan Mendes de Barros.

Laan, em sua palestra, abordou a comunicação como experiência estética, vivenciada no plano da estesia, ou seja, da percepção e sensibilidade. Ele disse que o espectador, ao vivenciar essa experiência, participa do processo comunicacional, pois a comunicação não significa apenas transmissão de mensagens. 

Declarou também que comunicação se dá devido às mediações culturais e suas percepções estéticas mediadas pelos sentidos. “Estética é a produção dos sentidos”, explicou. Disse ainda que se a produção de uma obra pode ser entendida como uma experiência poética, a produção de sentidos pelos receptores pode ser vista como uma experiência estética, porque envolve sensações e percepções.

Laan também falou do seu Grupo de Pesquisa MIDIAisthesis - Cultura Midiatizada e Experiência Estética da UNESP de Bauru e propôs parcerias com o MAC.  

No final da reunião, Herom e Laan abriram espaço para um debate sobre a temática com os participantes do grupo de Pesquisa. 


Comunicar erros