Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Relembre os Workshops UNESCOM do primeiro semestre de 2017

Relembre os Workshops UNESCOM do primeiro semestre de 2017

27/06/2017 14h00 - última modificação 28/06/2017 14h20

A Cátedra Unesco/UMESP para Desenvolvimento Regional realizou, no primeiro semestre, quatro workshops com temas relacionados à área da comunicação. Fique atento para informações de workshops do próximo semestre, postados aqui e na nossa página oficial no FacebookO primeiro workshop do segundo semestre de 2017 já está marcado! Será no dia 22 de agosto sobre Mídia Negra, com Valmir Araújo. A sala e horário serão confirmados em breve.

 

  • Março: Mulheres no Fotojornalismo

A discussão sobre gênero se mostra extremamente relevante para a continuidade da luta pela equidade nas relações sociais na contemporaneidade. Desta forma, o primeiro Workshop desse ano da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação para Desenvolvimento Regional, realizado no dia 21 de março no campus Rudge Ramos, debateu a participação feminina no fotojornalismo, ministrado por Nathália Cunha, jornalista, fotógrafa e mestranda em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com sua pesquisa sobre a relação cultural entre identidades de gênero e a prática do fotojornalismo na contemporaneidade.

Confira a matéria completa em bit.ly/2tRK1bC.

 

  • Abril: Comunicação e Religião

Comunicação e Religião são temas que estão fortemente interligados hoje, seja pela utilização de diversas mídias pelas instituições religiosas ou pela propagação massiva da fé através de ícones midiáticos. Com isso, novas pesquisas vêm surgindo para investigar esse novo panorama, mesmo que ainda em um cenário bem plural e em constante mudança. Buscando abordar esse contexto e explanar de forma didática os conceitos relacionados às pesquisas da área, o pesquisador Ricardo Alvarenga (jornalista, mestre e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo), ministrou, no dia 26 de abril, no Campus Rudge Ramos, em parceria com a Cátedra Unesco/UMESP para Desenvolvimento Regional, o Workshop “UNESCOM Comunicação e Religião”.

Confira a matéria completa em bit.ly/2tiCEwQ.

 

  • Maio: Contracultura e cultura alternativa

Contracultura, ou cultura alternativa, é a denominação utilizada para nomear a cultura que surge das ruas ou de movimentos mais desconhecidos – do termo em inglês, “underground” – e que, às vezes, atinge a popularidade - ou “mainstream” –, como o hip hop, por exemplo. O processo de surgimento e evolução da contracultura foi variando com o passar do tempo, se modificando de acordo com a época em que estava inserida. Foi partindo desses conhecimentos que o jornalista e pesquisador Renan Marchesini ministrou, no dia 24 de maio, na Universidade Metodista da São Paulo (UMESP), o Workshop Unescom sobre Cultura Alternativa no século XX.

Confira a matéria completa em bit.ly/2sMqVFa.

 

  • Junho: Comunicação e Intolerância 

Ocorreu nesta quarta feira, 07 de junho, o workshop UNESCOM Comunicação e Intolerância, desenvolvido pela Cátedra Unesco\Metodista de comunicação para o desenvolvimento regional. O evento foi ministrado por Magali Cunha, jornalista, doutora em Ciências da Comunicação, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) e da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (Eclesiocom) e colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas.

Confira a matéria completa em bit.ly/2shJkpT.

Comunicar erros