Professores da pós-graduação falam como estão se adaptando em meio à pandemia
04/07/2020 11h25 - última modificação 21/11/2020 12h31
Por – Daniel Valenciano Gimenes*
A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de todos os educadores no Brasil e no mundo. Desde que foi instaurado no estado de São Paulo, o distanciamento social obrigatório, devido a pandemia, fez com que as aulas presencias migrassem para uma plataforma virtual e com que diversas universidades adaptassem suas formas de ensino, o que gerou certas mudanças e adaptações aos educadores.
A Universidade Metodista de São Paulo conta com cursos superiores das demais áreas, como área de comunicação, sendo eles: relações públicas, rádio e televisão, publicidade e propaganda e jornalismo, vistos como referência no Brasil. Com a área de comunicação e múltiplas opções, a universidade oferece cursos, desde os de graduação até os pós-graduação, como mestrado e doutorado, e uma considerada equipe de professores.
Muitos destes educadores nunca tiveram o desafio de lecionar por meio de uma plataforma virtual, estando acostumados ao modelo de ensino presencial. A pandemia obrigou estes educadores a adaptarem suas aulas ao modelo de aulas a distância, envolvendo algumas modificações em sua didática das aulas, a adaptação de aulas práticas dentro das possibilidades da plataforma e a mudança repentina na programação semestral dos cursos.
Em entrevistas à Cátedra Unesco Metodista de Comunicação, os professores da pós-graduação em comunicação contaram sobre seus principais desafios em meio a pandemia e o que fizeram para reverter esta situação de mudança na programação semestral para uma forma de ensino remoto. Seguem abaixo os links das entrevistas com os educadores do pós-com.
Roberto Chiachiri - https://bit.ly/3gpPLk2
Vander Casaqui - https://bit.ly/2ZBmvQM
Luiz Alberto de Farias - https://bit.ly/3it0hsN
Mateus Yuri Passos - https://bit.ly/38ufRzF
Cilene Victor - https://bit.ly/3isnNGa
Dimas Künsch - https://bit.ly/2C3uZYG
Camila Escudeiro - https://bit.ly/2VIQo0o
*Daniel é estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e estagiário da cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.