Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Prazo final para o envio de resumos de trabalhos dos interessados em participar do Pensacom 2017

Prazo final para o envio de resumos de trabalhos dos interessados em participar do Pensacom 2017

Tema deste ano é "Das Indústrias Culturais às Indústrias Criativas”

27/10/2017 13h00 - última modificação 30/10/2017 19h51

Dia 31 de outubro é o prazo final para envio de resumos de trabalhos de pesquisadores interessados em participar do Pensacom 2017. O evento, realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo, acontece nos dias 11 e 12 de dezembro.

Trazendo como tema central “Das Indústrias Culturais às Indústrias Criativas”, o encontro é  uma conferência de Pesquisadores Científicos, Artísticos, literários, Tecnológicos, Organizacionais e Mercadológicos da Comunicação e Informação para o desenvolvimento mediacional, midiático e folkcomunicacional, no fortalecimento criativo da Sociedade Democrática.

 Confira abaixo a lista dos GTs e os seus respectivos coordenadores:

GT 1 – Pensamento Comunicacional
Coordenadora: Sonia Jaconi
Ementa – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2 - Comunicação Popular e Alternativa
Coordenador: Marcos Correa 
Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição a mercantilização da mídia.

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias
Coordenador: Sebastião Squirra
Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

GT 4 – Folkcomunicação
Coordenadora: Eliane Mergulhão
Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 5 – Comunicação e Saúde
Coordenadora: Ieda Borges
Ementa – Comunicação e Saúde: relações interdisciplinares. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada a saúde: avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde.

GT 6 – Comunicação e Religiões
Coordenadora: Magali Cunha
Ementa - Interface que une Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).

GT 7 – Comunicação e Mercado
Coordenador: Daniel Galindo
Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

GT 8 – Comunicação e Política
Coordenador: Roberto Gondo 
Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

Entre no link para mais informações sobre o evento: http://portalintercom.org.br/eventos1/simposios/pensacom-2017 

Comunicar erros