Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / PósCom inaugura Grupo de Pesquisa sobre Jornalismo Humanitário e Media Interventions

PósCom inaugura Grupo de Pesquisa sobre Jornalismo Humanitário e Media Interventions

GP organizado por Cilene Victor e Roberto Chiachiri tem como objetivo discutir recursos e responsabilidades do jornalismo humanitário

26/10/2018 15h28

Nila Maria

A aula inaugural do Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions, liderado pelos professores Cilene Victor e Roberto Chiachiri, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom/UMESP), será realizada na próxima terça-feira, 30.

O evento contará com a presença de Mustafa Goktpe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, que abrirá os trabalhos do grupo falando sobre os rumos da democracia, citando o exemplo turco. Também participará da reunião Hassan Massoud, refugiado palestino do Líbano que atua como jornalista na TV Aljazeera e na agência de notícias Associated Press (AP), que trará à discussão as questões da migração e dos conflitos no Oriente Médio.

Na ocasião, também será prestada uma homenagem ao jornalista saudita, Jamal Khashoggi, desaparecido em Istambul (Turquia) em dois de outubro, que teve a morte confirmada no último dia 20. Khashoggi era autor, gerente-geral e editor-chefe da Al-Arab News Channel, assumidamente crítico e opositor declarado do regime da Arábia Saudita.

O objetivo do grupo é discutir o Jornalismo Humanitário apoiado nos recursos do media intervention – o uso das potencialidades tecnológicas e sociais a serviço da humanidade – e suas respectivas responsabilidades.

Cerca de 150 milhões de pessoas dependem, hoje, de algum tipo de ajuda humanitária, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que define esta como a maior crise humanitária que o mundo já viveu desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Além disso, os fluxos migratórios em massa já atingiram 68,5 milhões de pessoas. Assim, de acordo com os organizadores do GP, o debate sobre essa questão é urgente e exige atenção redobrada, para além da diplomacia e política internacional – requer atuação efetiva de instituições sociais, incluindo, entre elas, a academia.

O grupo realizará a investigação do objeto de estudo a partir da discussão de dez temas centrais: 1) O entendimento e a ampliação dos conceitos e teorias do jornalismo humanitário; 2) Perfil e abrangência das práticas do jornalismo humanitário; 3) Os atores e as principais pautas do jornalismo humanitário; 4) Os recursos de media interventions pelas agências humanitárias; 5) O jornalismo pós-industrial como rota de fuga do jornalismo humanitário; 6) Fotojornalismo humanitário; 7) Os signos do jornalismo humanitário; 8) Imagem e inclusão social; 9) Comunicação humanitária além das redações, e 10) Práticas comunicacionais para o alicerce da cultura de paz.

O evento de lançamento do GP ocorrerá na sala 316 do Edifício Capa, na Universidade Metodista, das 20 às 22h. Confira a programação completa abaixo:

1ª Reunião do Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions

 

20h às 20h20

Boas-vindas, apresentação do Grupo de Pesquisa e homenagem ao jornalista Jamal Khashoggi

Líderes do grupo: Cilene Victor e Roberto Chiachiri (PósCom Metodista)

 

20h20 às 20h50

Quando a democracia muda de rota – o caso da Turquia

Convidado: Mustafa Goktepe – Presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia - CCBT

 

20h50 às 21h20

Conflitos no Oriente Médio e a questão dos refugiados

Convidado: Hassan Massoud, refugiado palestino do Líbano, jornalista da TV Aljazeera e da agência Associated Press

 

21h20 às 21h40

Sessão de perguntas

 

21h40 às 22h

Apresentação do cronograma de atividades do grupo

Líderes do grupo: Cilene Victor e Roberto Chiachiri

Comunicar erros