Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / PósCom fortalece internacionalização no II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura

PósCom fortalece internacionalização no II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura

12/05/2017 19h51

Foto de divulgação

Pedro Zuccolotto

Ocorreu, entre 24 e 26 de abril, o II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: Memória e História Oral, sediado em Colima, México. O evento tem o propósito de dialogar sobre os problemas e desafios no campo da comunicação, cultura, memória e história oral. Pesquisadores de diversos países como Brasil e Estados Unidos participaram. Dentre as diversas universidades participantes, a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) contribuiu na coordenação de 3 dos 12 GTs do evento: Cultura e memória: processos comunicacionais, ativismos e construção de cidadania, com a professora Cicilia Peruzzo; Comunicação e cultura: linguagens da arte, com o professor Herom Vargas; e Comunicação e cultura: Meios de comunicação e cinema, com a professora Marli dos Santos.

Marli dos Santos, doutora em Ciências da Comunicação e coordenadora do PósCom, diz que as pesquisas relacionadas à cultura, memória e comunicação estão avançando gradativamente. “É possível dizer que há uma vitalidade intensa na pesquisa no Brasil e na América Latina. Prova disso, no caso do Brasil, é a criação de um GT na Compós sobre Comunicação e Memória, e também, aqui no Póscom, a oferta de uma disciplina, a partir de 2017, denominada Memória, mídia e processos comunicacionais”, afirmou a professora.

A presença do PósCom marca o processo de internacionalização do programa, que conta atualmente com 5 acordos de cooperação internacional: Universidade da Beira Interior (Portugal), Universidade Autônoma do México, Universidade de Puebla (México), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade San Jorge (Espanha). A primeira edição do Simpósio foi realizada na USCS, em abril de 2015.

O evento foi organizado pela Universidade de Colima, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Universidade Paulista (UNIP), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, a Associação Mexicana de História Oral (AMHO), o Conselho Mexicano de Ciências Sociais Região Centro Ocidente (COMECSO-CO) e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior Região Centro Ocidente (ANUIES-CO).

Para mais informações sobre o Simpósio, acesse este link.

Comunicar erros