Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Pesquisadora da UMESP homenageia os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida em livro

Pesquisadora da UMESP homenageia os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida em livro

15/09/2017 12h05 - última modificação 15/09/2017 14h29

Vittória Cataldo 

Em homenagem aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, a doutoranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista, Alexandra Gonsales lança, no próximo dia 21, o livro Nossas Senhoras do Brasil pela editora Pólen Livros.

É um livro-guia ilustrado que reúne as principais igrejas dedicadas a Maria nas capitais brasileiras e arredores, além das histórias e orações de 33 representações da Mãe de Jesus. A publicação conta com um prefácio escrito por Patrícia Fox Machado, também pesquisadora sobre o assunto na UMESP, que aparece em destaque na publicação.

Alexandra contra que o livro foi um projeto pessoal. “Eu sempre tive fascínio pelas igrejas Católicas, pelos vitrais, pela decoração, pela arquitetura e pela história que está intrinsicamente relacionada com a formação do povo brasileiro”, ela acrescenta. Foi aproximadamente um ano de trabalho em que a professora resgatou muitos arquivos pessoais e visitou cerca de 90% das igrejas relatadas no decorrer do livro. Alexandra contou ainda com a ajuda das Arquidioceses de cada Estado e de artigos acadêmicos de cada igreja. “Então foi um processo de resgaste do meu trabalho jornalístico do passado mais as pesquisas recentes para saber mais detalhes sobre essas igrejas”.

O lançamento oficial do livro-guia acontece no dia 21 de setembro de 2017, a partir das 11h00, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, dentro da abertura da exposição “300 anos de Devoção Popular”, com curadoria de Cesar Augusto Bustamante Maia e Fabio Magalhães. A entrada será gratuita e o evento contará com uma série de atividades culturais, artísticas e religiosas promovidas pelas Secretarias de Cultura e de Turismo do Estado de S. Paulo.

O livro também estará disponível para pré-venda no site da editora (www.polenlivros.com.br) com entregas a partir do dia 20 de setembro pelos Correios e, segundo a autora, a publicação em pré-venda segue com um brinde especial. 

Comunicar erros