Pensacom 2019 divulga programação
11/11/2019 14h48
A sexta edição da Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil), que ocorrerá nos dias 9 e 10 de dezembro no Centro de Formação e Pesquisa (CPF) do SESC/SP, no bairro Bela Vista, divulgou a sua programação.
O evento, que agrega também os congressos CELACOM (Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação), ENSICOM (Seminário sobre o ensino de Graduação em Comunicação Social) e UNESCOM (Seminário de Divulgação do Grupo de Pesquisa Comunicacional), terá como tema “a desinformação na era da informação”.
O evento contará com apresentações de 9 Grupos de Trabalho (GT), além de 3 colóquios e lançamento de livros.
PROGRAMAÇÃO
09/12 - SEGUNDA-FEIRA
10h – Boas vindas
Apresentação Cultural
Coordenação: SESC São Paulo
Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do SESC São Paulo)
Margarida Krohling Kunsch (ECA-USP)
Giovandro Marcus Ferreira (Presidente Intercom)
Sônia Jaconi (Intercom)
10:30h – Colóquio de abertura – Desinformação na Era da Informação
Coordenação: Nair Prata (UFOP)
Convidados: Moisés Sbardelotto (UNISINOS), Roseli Fígaro (USP), Maria Immacolata Vassalo (USP)
Comentarista: Marcelo Briseno Melo (INTERCOM/UMESP)
12h – Colóquio 1 – Educação formal e informal para a mídia e pelas mídias
Coordenação: Rodrigo Gabrioti (ESAMC Sorocaba)
Convidados: Ana Luisa Zaniboni Gomes (USP/ Oboré/ Instituto Vladimir Herzog), Adilson Citelli (USP), Ariane Carla Fernandes (UNICENTRO-PR), Thiago Gomes (Canal Futura)
Comentarista: Anamaria Fadul (INTERCOM)
13:30– Almoço
14h30 – Grupos de Trabalho (GTs)
Coordenação: Ricardo Alvarenga (ESTÁCIO) e Flávio Santana (UMESP)
GT 1 – Pensamento Comunicacional
Coordenadora: Sônia Jaconi e Cristina Schmidt
Ementa – Cartografia e memória do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.
GT 2 - Comunicação Popular e Alternativa
Coordenador: Marcos Correa
Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição a mercantilização da mídia.
GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias
Coordenador: Marcio Carneiro
Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.
GT 4 – Folkcomunicação
Coordenadora: Eliane Mergulhão
Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.
GT 5 – Comunicação e Religiões
Coordenadora: Luís Henrique Marques
Ementa - Interface que une Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).
18h - Lançamento Livros
Coordenação: Flávio Santana
10/12 – TERÇA-FEIRA
10h – Colóquio 2 – Modos de construção das fake News: dos laboratórios nos grupos à guerra semiótica
Coordenação: Roseméri Laurindo (FURB)
Convidados: Erick Felinto (UERJ), Daniel Reis Silva (UFMG), Felipe Pena (UFF/INTERCOM)
11:30h – Colóquio 3 – Algoritmos e fator humano: entre fatos, invenções e emoções
Coordenação: Maria Cristina Gobbi (UNESP)
Convidados: Thiago Berlitz Rondon (AppCívico/ Instituto Tecnologia e Equidade), Juliano Mendonça Domingues da Silva (UNICAP), Pollyana Ferrari – (PUC-SP)
Comentarista: Sônia Virginia Moreira (UERJ)
13:30h – Almoço
14h30 – Grupos de Trabalho (GTs)
Coordenação: Ricardo Alvarenga (UMESP) e Flávio Santana (UMESP)
GT 6 – Comunicação e Ensino (Ensicom)
Coordenação: André Tezza (UP) (convidado), Claudia Moura (PUC-RS) (convidada) e Robson Bastos, (UNISANTA/ UNITAU)
Ementa - Ao investigar e compreender a importância das Escolas e das Diretrizes do MEC, o Fórum ENSICOM mantem as discussões sobre os cursos fazendo o levantamento do perfil desses, em todo o país, observando quais as características de cada Escola, suas dificuldades, potencialidades, limitações e linhas de trabalho adotadas. Essas informações devem subsidiar novos estudos, auxiliando gestores, docentes e discentes elaboração de projetos pedagógicos, auxiliando na definição de conteúdos nas disciplinas/ módulos dos cursos de graduação e pós-graduação. Os objetivos estão voltados ao aprimoramento da qualidade do Ensino de Graduação e Pós-graduação, atingindo desta forma, gestores, corpo docente e discente. Pretende-se, documentar, analisar e estudar os diferentes projetos pedagógicos das diversas IES e sua materialização para formação profissional.
14h30 às 15h30 - Classificação de Cursos Cine Brasil
Convidados: Professora Laura Bernardes da Silva – Coordenadora Geral Comissão Técnica de Classificação de Cursos – CTCC – MEC/ INEP e Professora Patrícia Carolina Santos Borges representando a Coordenação Geral do Censo da Educação Superior – Diretoria de Estatísticas Educacionais – DEED – MEC/ INEP
15h30 às 16h30 – Apresentação de trabalhos do GT 6
16h30 às 17h30 – Apresentação Diretrizes Curriculares Curso de Publicidade e Propaganda
Convidados: Professor Eneus Trindade, Professora Maria Clotilde Perez e Professor André Tezza
GT 7 – Comunicação e Mercado
Coordenador: Daniel Galindo
Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.
GT 8 – Comunicação e Política
Coordenador: Roberto Gondo
Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.
GT 9 – Comunicação e Juventudes
Coordenação: Ricardo Alvarenga e Flávio Santana
Ementa – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da Juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens.
18h – Lançamento Livros
Coordenação: Flávio Santana
Apresentação Cultural
Coordenação: Sesc São Paulo