Pensacom 2019 divulga programação

11/11/2019 14h48

 

A sexta edição da Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil), que ocorrerá nos dias 9 e 10 de dezembro no Centro de Formação e Pesquisa (CPF) do SESC/SP, no bairro Bela Vista, divulgou a sua programação.

O evento, que agrega também os congressos CELACOM (Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação), ENSICOM (Seminário sobre o ensino de Graduação em Comunicação Social) e UNESCOM (Seminário de Divulgação do Grupo de Pesquisa Comunicacional), terá como tema “a desinformação na era da informação”.

O evento contará com apresentações de 9 Grupos de Trabalho (GT), além de 3 colóquios e lançamento de livros.

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

09/12 - SEGUNDA-FEIRA

 

10h – Boas vindas

Apresentação Cultural 

Coordenação: SESC São Paulo

Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do SESC São Paulo)

Margarida Krohling Kunsch (ECA-USP)

Giovandro Marcus Ferreira (Presidente Intercom)

Sônia Jaconi (Intercom)

 

10:30h – Colóquio de abertura – Desinformação na Era da Informação

Coordenação: Nair Prata (UFOP)

Convidados: Moisés Sbardelotto (UNISINOS), Roseli Fígaro (USP), Maria Immacolata Vassalo (USP)

Comentarista: Marcelo Briseno Melo (INTERCOM/UMESP)

12h – Colóquio 1 – Educação formal e informal para a mídia e pelas mídias

Coordenação: Rodrigo Gabrioti (ESAMC Sorocaba)

Convidados: Ana Luisa Zaniboni Gomes (USP/ Oboré/ Instituto Vladimir Herzog), Adilson Citelli (USP), Ariane Carla Fernandes (UNICENTRO-PR), Thiago Gomes (Canal Futura)

Comentarista: Anamaria Fadul (INTERCOM) 

 

13:30– Almoço

 

14h30 – Grupos de Trabalho (GTs)

Coordenação: Ricardo Alvarenga (ESTÁCIO) e Flávio Santana (UMESP)

 

GT 1 – Pensamento Comunicacional

Coordenadora: Sônia Jaconi e Cristina Schmidt

Ementa – Cartografia e memória do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

 

GT 2 - Comunicação Popular e Alternativa

Coordenador: Marcos Correa

Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição a mercantilização da mídia.

 

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias

Coordenador: Marcio Carneiro

Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

 

GT 4 – Folkcomunicação

Coordenadora: Eliane Mergulhão

Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

 

GT 5 – Comunicação e Religiões

Coordenadora: Luís Henrique Marques

Ementa - Interface que une Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).

 

18h - Lançamento Livros

Coordenação: Flávio Santana

 

10/12 – TERÇA-FEIRA

 

10h – Colóquio 2 – Modos de construção das fake News: dos laboratórios nos grupos à guerra semiótica

Coordenação: Roseméri Laurindo (FURB)

Convidados: Erick Felinto (UERJ), Daniel Reis Silva (UFMG), Felipe Pena (UFF/INTERCOM)

 

11:30h – Colóquio 3 – Algoritmos e fator humano: entre fatos, invenções e emoções

Coordenação: Maria Cristina Gobbi (UNESP)

Convidados: Thiago Berlitz Rondon (AppCívico/ Instituto Tecnologia e Equidade), Juliano Mendonça Domingues da Silva (UNICAP), Pollyana Ferrari – (PUC-SP)

Comentarista: Sônia Virginia Moreira (UERJ)

 

13:30h – Almoço

 

14h30 – Grupos de Trabalho (GTs)

Coordenação: Ricardo Alvarenga (UMESP) e Flávio Santana (UMESP)

 

GT 6 – Comunicação e Ensino (Ensicom)

Coordenação: André Tezza (UP) (convidado), Claudia Moura (PUC-RS) (convidada) e Robson Bastos, (UNISANTA/ UNITAU)

Ementa - Ao investigar e compreender a importância das Escolas e das Diretrizes do MEC, o Fórum ENSICOM mantem as discussões sobre os cursos fazendo o levantamento do perfil desses, em todo o país, observando quais as características de cada Escola, suas dificuldades, potencialidades, limitações e linhas de trabalho adotadas. Essas informações devem subsidiar novos estudos, auxiliando gestores, docentes e discentes elaboração de projetos pedagógicos, auxiliando na definição de conteúdos nas disciplinas/ módulos dos cursos de graduação e pós-graduação. Os objetivos estão voltados ao aprimoramento da qualidade do Ensino de Graduação e Pós-graduação, atingindo desta forma, gestores, corpo docente e discente. Pretende-se, documentar, analisar e estudar os diferentes projetos pedagógicos das diversas IES e sua materialização para formação profissional.

 

14h30 às 15h30 - Classificação de Cursos Cine Brasil

Convidados: Professora Laura Bernardes da Silva – Coordenadora Geral Comissão Técnica de Classificação de Cursos – CTCC – MEC/ INEP e Professora Patrícia Carolina Santos Borges representando a Coordenação Geral do Censo da Educação Superior – Diretoria de Estatísticas Educacionais – DEED – MEC/ INEP

 

15h30 às 16h30 – Apresentação de trabalhos do GT 6

 

16h30 às 17h30 – Apresentação Diretrizes Curriculares Curso de Publicidade e Propaganda

Convidados:  Professor Eneus Trindade, Professora Maria Clotilde Perez e Professor André Tezza

 

GT 7 – Comunicação e Mercado

Coordenador: Daniel Galindo

Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

 

GT 8 – Comunicação e Política

Coordenador: Roberto Gondo

Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

 

GT 9 – Comunicação e Juventudes

Coordenação: Ricardo Alvarenga e Flávio Santana

Ementa – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da Juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens. 

 

18h – Lançamento Livros

Coordenação: Flávio Santana

 

Apresentação Cultural 

Coordenação: Sesc São Paulo

 

 

Comunicar erros