Pensacom 2018 discutirá comunicação e juventudes

Chamada de trabalhos está aberta e seguirá até dia 05 de novembro

04/10/2018 17h30 - última modificação 30/10/2018 10h45

Igor Neves

Está aberta a chamada de trabalhos para a quinta edição da Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil), que irá ocorrer nos dias 10 e 11 dezembro no Centro de Formação e Pesquisa do SESC/SP, em Bela Vista, e terá como tema “Comunicações, conexões e juventudes”. Os artigos devem ser enviados o dia 05 de novembro.

Idealizado pelo professor José Marques de Melo, o Pensacom surgiu em 2014 e é realizado anualmente com o intuito de reunir pesquisadores e profissionais da comunicação para discutir temas e formar vínculos entre universidade e sociedade. Além disso, a ideia é agregar os congressos CELACOM (Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação), ENSICOM (Seminário sobre o ensino de Graduação em Comunicação Social) e UNESCOM (Seminário de Divulgação do Grupo de Pesquisa Comunicacional).

O evento é uma parceria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Entre as novidades da edição de 2018, estão a inclusão de um novo Grupo de Trabalho sobre Juventude e as homenagens ao professor José Marques de Melo.

As inscrições e a submissão de trabalhos podem ser realizadas através do mesmo link. A Comissão Científica informa que o número de vagas é limitado, portanto, os interessados devem se apressar. Outras informações sobre inscrição, submissão e formatação dos trabalhos, acesse este link.

 

Grupos de Trabalho


GT 1 – Pensamento Comunicacional

Ementa – Cartografia e memória do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

 

GT 2 - Comunicação Popular e Alternativa

Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição a mercantilização da mídia.

 

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias

Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

 

GT 4 – Folkcomunicação

Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

 

GT 5 – Comunicação e Religiões

Ementa - Interface que une Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).

 

GT 6 – Comunicação e Saúde

Ementa – Comunicação e Saúde: relações interdisciplinares. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada a saúde: avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde.

 

GT 7 – Comunicação e Mercado

Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

 

GT 8 – Comunicação e Política

Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

 

GT 9 – Comunicação e Juventudes

Ementa – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da Juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens.   

Comunicar erros