Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Oficinas de leitura ministradas por alunos do PósCom têm início no próximo dia 27

Oficinas de leitura ministradas por alunos do PósCom têm início no próximo dia 27

A programação conta com o apoio do Centro Acadêmico da Faculdade de Comunicação

21/08/2018 20h50 - última modificação 22/08/2018 20h19

Nila Maria

A partir do próximo dia 27, segunda-feira, alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PósCom), da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com o apoio do Centro Acadêmico de Jornalismo, ministrarão quatro novas oficinas de leitura. Serão realizados 12 encontros no período da manhã, das 11 às 12h, no Edifício Capa. As salas ainda serão divulgadas.

As obras oferecidas pelos oficineiros neste semestre são “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood; “A Teus Pés”, de Ana Cristina Cesar, e “O Futebol Explica o Brasil”, de Marcos Guterman. Além destas, também será ministrada a oficina de Clássicos da Literatura Russa, que abordará narrativas curtas de quatro dos principais nomes da literatura na região.

Para se inscrever, basta entrar em contato com os organizadores das oficinas por meio dos e-mails disponíveis nos cartazes. A participação nos encontros garante horas de atividade complementar, entregues ao final do semestre, de acordo com a frequência ao longo das 12 semanas.

Confira as informações das oficinas a seguir:

A Teus Pés - Ana Cristina César

Tudo o que eu nunca te disse, dentro dessas margens
A curriola consolava
O assunto era sempre outro.
Os espiões não informavam direito.
A intimidade era teatro.
O tom de voz subtraía um número.
As cartas, quando chegavam, certos silêncios, 
nunca mais
(...)

Escritora, poeta, professora, tradutora, Ana C não está mais entre nós, mas, em vida, produziu uma quantidade (e qualidade) incrível de poesias, prosas, pensamentos e críticas. A Teus Pés é o único livro publicado em vida. A versão de 2016, onde esta oficina está baseada, reúne os poemas desta obra e outros escritos da autora: Cenas de Abril, Correspondência completa e Luvas de Pelica. 

Horários e inscrições

Quartas-feiras das 11h às 12h
Izabel Marques Meo - izabel.meo@gmail.com

O Futebol Explica o Brasil - Marcos Guterman

A partir de uma abordagem antropológica o autor se aprofunda na história do futebol nacional para compreender a paixão do brasileiro pelo esporte e como este está associado à nossa história e entranhado em nossa cultura cotidiana. Sobre o autor: jornalista e historiador, trabalhou por 15 anos na Folha de S. Paulo. Desde 2006 está no jornal O Estado de S. Paulo, onde, há dois anos, faz parte do corpo de editorialistas. Obteve três prêmios Folha de Jornalismo na categoria Edição e hoje é docente da Faculdade Cásper Líbero. 

Horários e inscrições

Terças-feiras das 11h às 12h
Carlos Eduardo Bertin - dudsbertin@gmail.com
Renan Marchesini de Quadros Souza - renan.cavenaghi@hotmail.com

Clássicos da Literatura Russa

A literatura russa tem despertado a paixão de diversos leitores brasileiros por elementos como a tragédia, questões existencialistas ou o estilo da prosa. Para discutir esta literatura, vamos abordar, ao longo dos 12 encontros, quatro narrativas curtas de quatro autores diferentes: Fiodor Dostoiévski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov e Nikolai Gogól. Além disso, falaremos um pouco do contexto histórico e cultural da região. 

Horários e inscrições

Quartas-feiras, das 11h às 12h
Arthur Breccio Marchetto - arthur.marchetto@gmail.com

O Conto da Aia - Margaret Atwood

A distopia apresentada pela autora mostra um estado teocrático - conservador e misógino - que comanda os EUA após conflitos e o assassinato do Presidente da república. Neste cenário, problemas ambientais ocasionaram uma epidemia de esterilidade, e a solução encontrada pelos novos governantes é a escravidão de mulheres férteis, usadas como reprodutoras. 

Horários e inscrições

Segundas-feiras, das 11h às 12h
Patrícia Machado - foxmachado@gmail.com

 

 

 

Comunicar erros