Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Novo livro da UNESCO aborda o respeito nas escolas

Novo livro da UNESCO aborda o respeito nas escolas

Publicação é resultado de um projeto que visa tolerância e a luta contra o racismo, desenvolvido entre UNESCO, EUA e Brasil,

16/03/2018 17h05 - última modificação 16/03/2018 17h57

Pedro Zuccolotto

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) publicou novo livro no Brasil intitulado “Ensinar Respeito por Todos”. A obra é composta por um conjunto de diretrizes, perguntas para autorreflexão, ideias e exemplos de atividades de aprendizagem para integrar o ensino do respeito por todos em todos os aspectos educacionais. A versão digital está disponível para download gratuitamente em inglês e português.

O livro surgiu a partir de um projeto chamado “Ensinar Respeito por Todos”, lançado em 2012 em uma parceria entre a UNESCO e os governos do Brasil e EUA, cuja proposta tinha o objetivo de ampliar o repertório teórico dos docentes que serão formados, buscando respostas concretas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas na promoção da igualdade étnico-racial. Esse projeto foi idealizado na primeira reunião no Brasil, em outubro de 2012, realizada com a participação do grupo de consultores que trabalharam conceitos e atividades necessárias para o combate à discriminação e o preconceito.

Uma das diversas preocupações da UNESCO é o aumento do racismo, da xenofobia e da intolerância. A Organização considera a educação uma ferramenta essencial para o fortalecimento dos fundamentos da tolerância, a redução da discriminação e da violência, e aprender a viver juntos.

Devido à metodologia utilizada, o livro pode ser usado em diversas realidades locais em vários países. Segundo a UNESCO, “a educação é vital para atingir esses objetivos e cultivar o respeito por todas as pessoas, independentemente da cor, sexo ou identidade nacional, étnica ou religiosa. Nesse contexto, o projeto Ensinar Respeito por Todos pretende fortalecer os processos de debates em voga em torno da questão da discriminação e da educação para o respeito de todos. De forma mais específica, ele pretende chegar às crianças e jovens durante os seus anos de formação, nomeadamente através de materiais e currículos educacionais. Dentro dessa realidade, a formação dos professores ganha uma importância central neste processo”.

Uma das diversas preocupações da UNESCO é o aumento do racismo, da xenofobia e da intolerância. A Organização considera a educação uma ferramenta essencial para o fortalecimento dos fundamentos da tolerância, a redução da discriminação e da violência, e aprender a viver juntos.

A versão digital do livro, em inglês ou português, está disponível no site oficial da UNESCO.

Comunicar erros