Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / XIII Congresso da ALAIC propõe reflexão sobre Inteligência Coletiva na América Latina

XIII Congresso da ALAIC propõe reflexão sobre Inteligência Coletiva na América Latina

24/06/2016 18h44

Arthur Marchetto

“O mundo na palma da mão”. Essa frase tem se tornado realidade cada dia mais, graças ao avanço tecnológico e a chegada dos smartphones. No entanto, antes da chegada desses aparelhos, a frase pode ser interpretada também sob o som do clique no mouse. Com o advento da internet e seu crescente número de acessos, acredita-se que vivemos um processo de maior aproximação e democratização do conhecimento. Qualquer indivíduo que receba o sinal da internet e tenha acesso às páginas de informação, está inserido no que entendemos por Sociedade da Informação.

Com o passar dos anos, os códigos de programação e as capacidades tecnológicas dos equipamentos evoluíram e logo na internet surgiam novos meios de interação e colaboração – blogs, fóruns, redes sociais. As discussões e reflexões acerca de todas as áreas de conhecimento passaram a ser feitas em dimensões jamais vistas. Ao entrar nessa rede de diálogos, o indivíduo passava a integrar a Sociedade do Conhecimento e, nesse contexto, neste contexto se constitui a Inteligência Coletiva, definição apresentada por Pierre Lévy.

A Inteligência Coletiva pressupõe um processo de troca, assimilação e aprendizado diferente do convencional. Tal processo se estabelece no ciberespaço, ou espaço virtual, onde as Inteligências Individuais são somadas, potencializadas e compartilhadas graças aos avanços das tecnologias da comunicação. Vindo desde a comunicação oral, passando pelo papel e pelos meios de comunicação modernos, a internet, tanto nos computadores quanto nos celulares, que possibilitou o aparecimento do que foi denominado ciberespaço. É nele que as pessoas utilizam as comunidades virtuais para trocar conhecimento, se conectar e se relacionar, ultrapassando a relação de estímulo - resposta.

Neste contexto os interlocutores se consideram pensantes em patamar de igualdade: providos de inteligência e capacidade de discussão independentemente de sua etnia, crença, sexualidade, gênero etc.  Então, é possível dizer que as nações com menos possibilidades econômicas usufruem dos mesmos benefícios proporcionados pela Inteligência Coletiva em países mais estruturados?

Debater essas questões sobre a acessibilidade da Inteligência Coletiva, principalmente na América Latina é o objetivo central do XIII Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), que acontecerá de 5 a 7 de outubro, na Universidade Autônoma Metropolitana, na Cidade do México, sob a temática “Sociedad del Conocimiento y Comunicación: Reflexiones Críticas desde América Latina”.

No evento pretende-se incitar alguns questionamentos para o ouvinte: Todas as pessoas têm as mesmas condições e possibilidades para aproveitar o estado da Inteligência Coletiva? As sociedades estão em igualdade de condições para aproveitar as vantagens e benefícios da Inteligência Coletiva e trazer desenvolvimento para seus cidadãos e nações? Essas dúvidas, desembocam em diversas outras, que deverão guiar os três dias de programação do ALAIC. As inscrições para apresentações de trabalho já estão encerradas, mas é possível se inscrever como ouvinte, clicando aqui.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PÓSCOM) da Universidade Metodista de São Paulo teve sete trabalhos aprovados para serem apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs), sendo dois dos dissentes Ricardo Alvarenga e de Rose Vidal e cinco dos docentes Herom Vargas, Marli dos Santos, Elizabeth Gonçalves, Daniel Galindo e Cicília Peruzzo. Além das apresentações dos GTs, o evento conta com outras atividades, disponíveis aqui.

 

XIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INVESTIGADORES DA COMUNICAÇÃO (ALAIC)

Quando: De 5 a 7 de outubro

Onde: Unidad Cuajimalpa, da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM)

Inscrição: Filiados-ALAIC: Até 31/07 – $60,00; A partir de 01/08 (apenas na internet) – $80,00; Presencialmente – $120,00.

Afiliados: Até 31/07 – $70,00; A partir de 01/08 (apenas na internet) – $100,00; Presencialmente – $150,00.

Mais informações: http://alaic2016.cua.uam.mx/  

Comunicar erros