Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Workshop destaca a necessidade da dimensão estratégica na Comunicação das organizações e instituições

Workshop destaca a necessidade da dimensão estratégica na Comunicação das organizações e instituições

08/07/2016 16h02

Victoria Roman

Organização se trata de um conjunto de pessoas que possuem um objetivo em comum. Foi a partir dessa definição apresentada por Pablo Monteiro, Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão que foi iniciado o Workshop de Comunicação Organizacional que aconteceu no dia 1º de Julho, na Universidade Metodista de São Paulo. O evento foi promovido pela Cátedra Unesco/ UMESP de Comunicação e contou com a participação de alunos da graduação e pós-graduação.

Entre os desafios e a importância da Comunicação Organizacional dentro de uma empresa ou instituição, Monteiro destacou o momento de transição dos atuais modelos de comunicação, “comunicar não se resume mais em informação, a comunicação atual é muito mais relacional e não se trata de trazer o público para mais perto e sim encantá-lo”, afirmou. O desafio atual é então, investir em um processo comunicativo, que não seja em mão única e fortificando assim a comunicação dialógica.

Para Monteiro, as três premissas da Comunicação Integrada são o discurso uníssono, integração das atividades e planejamento. Antes das ações, deve haver um planejamento e antes disso é imprescindível a pesquisa. Ele defende que a pesquisa é muito importante na Comunicação, algo que faz falta na maioria das organizações e causa a carência de uma “dimensão estratégica”. A pesquisa, para ele, é indispensável até mesmo para ter uma percepção maior do resumo de suas ações e resultados.

Como em muitas outras áreas, a Comunicação Organizacional também tem como desafio promover a valorização e o seu reconhecimento das suas práticas e teorias dentro da sociedade. Nas empresas a comunicação é tida muitas vezes como gasto e não investimento, e durante crises, é a primeira parte de uma instituição a ser cortada, afirma Monteiro.

Pablo é mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia e está fazendo um estágio denominado de Residencial Social, na Cátedra Unesco de Comunicação, da Universidade Metodista de São Paulo. Em seu mestrado, pesquisa o cumprimento da função social das Universidades pelo viés da Comunicação.

Além do workshop sobre Comunicação Organizacional, a Cátedra promoverá no mês de agosto, um workshop sobre Roteiro para Audiovisual. As inscrições do workshop são gratuitas e podem ser feitas no local. 

Comunicar erros