Segundo volume da revista Comunicação e Sociedade n.37 é lançado
02/09/2015 15h15 - última modificação 02/09/2015 15h15
Por Arthur Marchetto
A segunda edição da revista “Comunicação e Sociedade” deste ano foi lançado na última semana de agosto pelo programa de pós-gradução em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, em versão digital – disponível aqui. O último volume deste ano está previsto para ser publicado em dezembro de 2015.
Com recém 36 anos de vida, a edição do periódico traz doze artigos que parecem revelar uma tendência de pesquisas no campo comunicacional digital. Quase metade dos artigos tangem a área, sendo eles: “A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza”, escrito por Edson Crescitelli e Yumi Tagawa. Os autores Danilo Rothberg, Mariany Schievano Granato e Aline Cristina Camargo escreveram “O papel da comunicação pública digital na disseminação de informações sobre direitos da pessoa com deficiência”.
Já o outro artigo “Associações sociotécnicas entre organizações jornalísticas e mídias sociais digitais” foi escrito por Luciana Menezes Carvalho, Anelise Rublescki e Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello. Enquanto, com um viés político, o artigo “Democracia participativa no Brasil: o papel das comunidades virtuais” é escrito por Raquel Ritter Longhi e Kleiton Luiz Nascimento Reis. O último que envolve o campo é de Wellington Oliveira dos Santos, que analisa a produção audiovisual brasileira em “Relações raciais em webseries brasileiras: perpetuação de velhas hierarquias raciais na era da web”.
Além dos artigos, a edição também conta com 3 resenhas. A primeira é escrita por Eliska Altmann sob o título “A recepção como provocação: olhares sobre o campo cinematográfico brasileiro”, e trata do livro de Mahomed Bamba “A recepção cinematográfica”. As outras duas resenhas são: “As séries norte-americanas que mudaram a forma de fazer TV: um sinal do que está por vir”, de Lucas Vieira Araújo, que comenta o livro de Brett Martin “Homens difíceis: os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e outras séries revolucionárias”. “Como a censura desliza para atuar na atualidade” foi escrita por Lícia Frezza Pisa e comenta o livro “A censura em debate”, organizado por Maria Cristina Costa.
A revista “Comunicação e Sociedade” lançou, em maio de 2015, a primeira edição exclusivamente digital – disponível aqui. Não mais impressa, a publicação passa a sair três vezes por ano, numa sequência quadrimestral, procurando dar mais agilidade e volume para os artigos e uma maior abrangência para o periódico, fugindo das implicações dos correios.