Rio recebe XXXVIII INTERCOM neste feriado

09/09/2015 15h41

Arthur Marchetto
Tayane Capello

O Congresso INTERCOM Rio 2015 ocorreu do dia 4 ao dia 7 de setembro na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no campus Praia Vermelha. O evento contou com as mesas “Influências do Jornalismo e da Música na Literatura”, “Jornalistas, Poetas e Editores”. A primeira contou com a participação do músico Tico Santa Cruz e pelo escritor André Vianco, a segunda teve os jornalistas Pedro Bial e Luis Erlanger, do ator e poeta Antonio Calloni e da escritora e editora Guimar de Grammont. Ambas as mesas contaram com a mediação de Felipe Pena.

Além disso, o evento também contou com a inauguração do Colégio dos Brasilianistas, com a apresentação dos Grupos de Trabalho e com o “I Encontro de Redes de Pesquisa em Comunicação”, que contou com a coordenação de Iluska Coutinho (UFJF) e mediação de Cecília Peruzzo. O encontro contou com o representante da FAPESP, Norval Baitello, representante da FAPERJ, Paulo Vaz, representante do CNPQ e diretor de Ciências Humanas e Sociais, João Freire Filho, representante da Área Capes, Maurício Lissovsky, representante da Obitel, Maria Imacolata Vassalo Lopes e representante da Compós, Edson Fernando.

VOLUNTÁRIOS

Um dos organizadores do evento, Genio Nascimento, comenta sobre a dificuldade produzir um evento como o da INTERCOM: a mão-de-obra. “A dificuldade é que contamos com trabalho voluntário”, comenta Genio, principalmente pela organização enfrentar uma demanda grande de volume de trabalho, proporcional à necessidade de pessoas dispostas a ajudar. “Não tem como exigir das pessoas uma dedicação. Tem gente que pode um dia, tem gente que não pode”.

Além de contar com voluntários, a INTERCOM também conta com o interesse das faculdades para sedia-lo. O processe de escolha ocorre quando uma instituição do Brasil demonstra vontade em acolher o evento enviando uma carta de interesse para a diretoria que avalia se a instituição tem condições de acolher o evento. “Com certeza a UFRJ tem condições e estrutura para acolher o evento”, diz Genio. Além disso, a data calhou com o aniversário da cidade do Rio de Janeiro e dos 50 anos da UFRJ.

DESTAQUES

O evento contou com personalidades midiáticas, como Alex Escobar e Pedro Bial. Genio Nascimento relaciona a presença deles com a composição de “pessoas bem relacionadas” na diretoria da INTERCOM. Tanto a diretora Marialva, quanto o diretor editorial Felipe Pena e a diretora de documentação Ana Paula Goulart, tem contato com a produção da Rede Globo o que facilitou o contato com essas pessoas. Já o contato com os pesquisadores ocorre de maneira natural. Segundo Genio, “a INTERCOM é a maior sociedade de pesquisa em comunicação do Brasil e, acreditamos, que da América Latina”, o que justifica o interesse deles participarem da INTERCOM. 

Comunicar erros