Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Religião, Política e Mídia é tema de Simpósio Internacional

Religião, Política e Mídia é tema de Simpósio Internacional

08/07/2016 18h10 - última modificação 08/07/2016 18h12

Victoria Roman

Religião e política são dois temas interligados e de extrema importância, tanto no cenário atual do país, quanto na América Latina e no mundo. A discussão dessas temáticas se torna então, imprescindível já que cada vez mais a religião toma frente de importantes debates sobre diversos temas sociopolíticos e em ocupando crescente espaço na política brasileira. No panorama nacional, temos no Congresso Nacional, a bancada evangélica que, hoje com 92 parlamentares, tem voz ensurdecedora e se articula em torno de temas como igualdade de gênero e racial, direito ao aborto e oposição a criminalização da violência contra homossexuais.

Os grupos de pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE), da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), e Religião e Política no Brasil Contemporâneo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), realizarão o Simpósio Internacional Religiões, Políticas e Mídias na América Latina. O evento ocorrerá nos dias 4 a 6 de outubro em São Paulo, sendo dias 4 e 5 no Campus Ipiranga da PUC, e dia 6 no Campus Rudge Ramos da UMESP.

O Simpósio também será composto por Grupos Temáticos, onde será possível conhecer trabalhos que perpassam esses temas, bem como discutir e identificar novas possibilidades de pesquisa. Os grupos não tem formação prévia, serão montados a partir dos trabalhos selecionados de acordo com a afinidade dos temas. Para se inscrever, é necessário enviar um resumo para o e-mail: religioespoliticasmidias@gmail.com até o dia 25 e agosto.

As propostas de trabalho podem ser enviadas em duas categorias: 1) Comunicações Científicas: graduados em cursos de nível superior, estudantes de cursos de pós-graduação ou pós-graduados – mestres e doutores; e 2) Relatos de Iniciação Científica: estudantes dos cursos de graduação. No site religiaoepolitica.com.br é possível fazer o download do modelo padrão de envio dos trabalhos.

Temática - Segundo a organização, o intuito do evento é provocar uma reflexão sobre a temática que é de importância continental nos dias de hoje, tanto no campo religioso quanto político. O Simpósio contará com a presença de pesquisadores do Brasil, Argentina e Peru, nas conferências, mesas e minicursos.

Para a professora Magali Cunha, coordenadora do MIRE, ao colocar esta interface como tema central para reflexões interdisciplinares no campo das ciências humanas e sociais, o Simpósio chama a atenção para a relevância dela e a urgência de uma contribuição da academia para todos os grupos que atuam em prol da democracia, hoje tão fragilizada.

“Nesse momento as religiões estão cada vez mais em evidência quando se trata de temas sociopolíticos. O islã é um grande exemplo no panorama mundial, bem como a figura do Papa Francisco, que coloca a Igreja Católica no centro de importantes movimentos políticos. No caso do Brasil, o papel da bancada evangélica no Congresso Nacional e de lideranças religiosas midiáticas no campo de influência da discussão de temas sociais relevantes, a luta das religiões de matriz africana contra a intolerância, entre outros elementos, mostram o quanto religião e política interagem, tendo nas mídias uma mediação importante e destacada”, comentou Magali Cunha.

A Conferência de Abertura será feita pelo Prof. Dr. Juan Cruz Esquivel, Universidade de Buenos Aires, especialista em assuntos de religião e política na América Latina. Juan dirige projetos de pesquisa que analisam as relações entre o Estado, a liderança política, igrejas e a sociedade na Argentina. A Conferência de Encerramento será feita pela Profa. Karina Bellotti, da Universidade de Campinas (UNICAMP), no dia 6 de outubro no Campus Rudge Ramos da UMESP.

Confira mais informações sobre a programação, inscrições e prazos:

Site: religiaoepolitica.com.br

Facebook: facebook.com/simposioreligioespoliticasmidias

 


Comunicar erros