POLITICOM 2012 apresenta Carta de Curitiba que debate uso do Horário Gratuito Político Eleitoral
30/10/2012 14h30 - última modificação 31/10/2012 11h26
Por Rose Vidal
O debate entre os partidos políticos e toda a sociedade civil sobre a utilidade do HGPE (Horário Gratuito Político Eleitoral) é o cerne da Carta de Curitiba. O documento foi apresentado durante as atividades do XI Congresso Brasileiro de Marketing Político – POLITICOM, que foi realizado entre os dias 24 e 26 de outubro de 2012, em Curitiba (PR). A ideia partiu do presidente de honra da instituição, Adolpho Queiroz, que justifica a carta respondendo a indagação: Aos 50 anos de atividades, o horário de propaganda eleitoral gratuita cumpre seu objetivo no Brasil?
O documento foi distribuído em todas as esferas da sociedade e assegura o dialogo entre a academia e a sociedade. Além do documento, histórias e perspectivas foram apresentadas e ilustradas durante toda a programação do evento. O lançamento de livros, que aconteceu no Hall de recepção do Instituto Federal do Paraná (IFPR), trouxe uma boa variedade de obras e autores para o evento e contou com a presença de Adriane Werner lançando “A oratória descomplicada”; Álvaro Laranjeira, “Da virtude da fala ao silêncio da palavra”; Gil Castilho, “Internet e eleições”; Heloiza Matos e Nobre, “Comunicação e Política” e “Capital Social e Comunicação”; Marcelo Navarro, “Eleições espetaculares” e Nahara Makovics, “Maketing Político na televisão brasileira”.
Ainda na programação foram revelados os vencedores do Festival de Jingles e do prêmio Sérgio Arapuã. O mais relevante evento nacional na área chega a sua décima primeira edição e reúne alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores brasileiros em marketing político e eleitoral, comunicação e de diversas áreas.