Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Pensacom discutirá a história da comunicação brasileira

Pensacom discutirá a história da comunicação brasileira

09/10/2015 17h30 - última modificação 14/10/2015 11h29

Arthur Marchetto / Cátedra

Com o objetivo de refletir sobre os 50 anos de história do pensamento comunicacional brasileiro e discutir o futuro do campo, será realizada a II Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro, PENSACOM.2015, de 16 a 18 de novembro, no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo do Campo, evento científico realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) em parceria com a UMESP.

O evento reúne pesquisadores, professores e alunos que trabalham com comunicação, no Brasil e em outros países, especialmente os latino-americanos. As inscrições podem ser feitas no site da Intercom. Para conferir os valores e as modalidades de inscrição acesse o link (http://migre.me/rLcJB).

A temática “Brasil. História da Comunicação. Conquistas, Impasses, Desafios” foi pensada para proporcionar uma reflexão ampla sobre a comunicação brasileira, sob um tripé cronológico, passado, presente e futuro, e também, celebrar 20 anos do Doutorado em Comunicação da UMESP, fortalecido por iniciativas da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação.

Programação - A abertura do evento acontece no dia 16 de novembro com entrega da Medalha de Ouro do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (CIESPAL) ao decano das Ciências da Comunicação no Brasil, professor José Marques de Melo.  Na sequência o evento acontece no Auditório Sigma, além de outros eventos simultâneos, como lançamento de livros e o Fórum INTERCOM.LOUVOR. 

O segundo dia (17) contará com atividades simultâneas, o X SINACOM (Simpósio Nacional de Ciências da Comunicação, e o Fórum INTERCOM.SABER onde será lançado o Portal dos Brasilianistas da Comunicação (PBC), criado em parceria pela UMESP e a INTERCOM. Ao final do dia, terá início o ENSICOM 2015 – IV Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social.

O último dia (18), pela manhã acontecerá as Oficinas Pedagógicas e Metodológicas, como “Negritude Midíatica”, promovida por Rosângela Malachias e “Como escrever”, por Manoel Chaparro, entre outras. Na parte da tarde acontece a reunião dos Grupos de Trabalho (GTs): História da Comunicação, Folkcomunicação, Comunicação e Saúde, Comunicação Eclesial, Comunicação e Economia, Comunicação e Política, Pensamento Comunicacional Latino Americano, PENSACOM-BRASIL, INTERCOM.HUMOR e Comunicação digital e tecnologias.

O evento contara com a presença dos professores Francisco Sierra, Diretor-Geral do CIESPAL, Esperanza Pinto, da Associação  Boliviana de Pesquisadores de  Comunicação, Cristian Aguilar, da Universidade Austral-Chile, Esmeralda Villegas, da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação, Antonio Hohlfeldt, da Pontifícia Universidade  Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS),  Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Margarida M. K. Kunsch, Carlos Chaparro e Maria Aparecida Baccega, Universidade de São Paulo (USP).

Serviço

O QUE - II Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro – Pensacom Brasil 2015

QUANDO - 16, 17 e 18 de novembro

ONDE - Universidade Metodista de São Paulo, Campus Rudge Ramos, São Bernardo do Campo

INSCRIÇÕES - Site da Intercom (http://migre.me/rLcJB)

Comunicar erros