Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Pensacom 2014: segundo dia de evento reúne inúmeros pesquisadores de comunicação

Pensacom 2014: segundo dia de evento reúne inúmeros pesquisadores de comunicação

Os painéis e mesas de debates contaram com a participação de professores internacionais. Por Letícia Justino

21/01/2015 16h36

Os dois últimos dias do Pensamento Comunicacional Brasileiro-Brasil 2014, evento idealizado pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e promovido pela Intercom, ocorreram na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. As conferências e mesas temáticas contaram com a participação de ouvintes e pesquisadores convidados de diversos estados brasileiros, além de especialistas de Portugal, Chile e Colômbia.

O Pensacom Brasil, coordenado pelo professor José Marques de Melo (Cátedra UNESCO/UMESP), destina-se a reunir anualmente pensadores e divulgadores, mentores e animadores, gestores estrategistas dos processos comunicacionais para fomentar vínculos eficazes entre as universidades e a sociedade. As questões levantadas nas mesas de debates e em todas as reuniões são frequentes na agenda midiática. “Trouxemos aproximadamente duzentos intelectuais, de todas as regiões brasileiras, para que houvesse grandes reflexões em todos os dias de evento”, afirmou Marques.

“Difusão do Pensamento Comunicacional Latino-Americano: o papel das revistas acadêmicas” foi o tema central do segundo dia do Pensacom e reuniu professores de diversas universidades em mesas de debates coordenadas pelas professoras Elizabeth Gonçalves, Marli dos Santos e Cicília K. Peruzzo (UMESP), que faziam parte da equipe organizadora do evento. Segundo a professora Elizabeth o evento, que propõe debates fundamentais para discussão, atingiu seu principal objetivo que era oferecer interação e troca de conhecimento entre os pesquisadores.

As mesas de debates foram divididas em três diferentes painéis: "Impacto dos Sistemas de Avaliação das Revistas Científicas na Academia", "Cartografia Mundial das Revistas Científicas de Comunicação" e "Hemerografia Comunicacional Brasileira: Panorama regional"

O primeiro painel contou com a participação dos pesquisadores internacionais Esmeralda Villegas, da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação; Lúcia Castellón  da Universidad Mayor do Chile; e pelo professor português Luis Humberto Marcos, do Instituto Universitário da Maia e também Diretor do Museu Nacional de Imprensa de Portugal, que esteve presente em todos os dias do evento. Para Marcos, foi uma honra muito grande poder participar dos principais momentos do congresso. “O Pensacom pode ser, efetivamente, uma nova estratégia para grandes reflexões sobre a importância de pensar e comunicar”.

Ao término dos painéis, iniciou-se o Fórum Nacional dos Grupos Inovadores em Comunicação Social coordenado pela professora Rosa Maria Dalla Costa (UFPR). O fórum foi dividido em diferentes grupos: Guarapuava, Bauru, Ponta Grossa, Belém e Teresina e apresentados pelos professores Marcio Fernandes (UNICENTRO), Ana Sílvia Médola (UNESP), Karina Woitowicz (UEPG), Maria Ataide Malcher (UFPA) e Ana Regina Rego (UFPI), respectivamente.

Comunicar erros