Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Novo Estadão terá três cadernos

Novo Estadão terá três cadernos

Diretor de conteúdo diz que haverá mudanças nas configurações do jornal

08/04/2013 17h05 - última modificação 08/04/2013 17h05

Por Priscilla Sampaio

Em um comunicado interno divulgado na ultima sexta-feira, o diretor de conteúdo do Estado de São Paulo, Ricardo Gandour, anunciou a reformulação das configurações dos cadernos do jornal diário e mudanças na logística dos fechamentos.

A partir do próximo dia 22, o Estadão será formado por apenas três cadernos e um suplemento. As editorias de Política, Internacional, Metrópole (incluindo os temas da atual Vida) e Esportes estarão juntas no primeiro caderno. No segundo, entrarão as editorias de Economia, Negócios e Tecnologia e o Caderno 2 ampliará os conteúdos de entretenimento e incorporará comportamento digital e literatura.

De acordo com a nota, haverá também uma alteração no horário do fechamento do jornal.  Será publicada somente uma edição e o horário de fechamento será as 21h30. Antes, havia a “versão nacional”, que era fechada antes, e a “versão São Paulo”, que permitia a inclusão de  notícias de última hora para os leitores paulistanos.

Em sua declaração, Gandour afirma que essa decisão tem como objetivo redesenhar o produto físico e que foi tomada para atender as necessidades do leitor, que quer um jornal mais compacto, mas sem perder o aprofundamento. Outro ponto explorado pelo diretor, é que essa nova logística de fechamento será muito mais simples e revisará o trabalho e a composição das equipes.

Confira o comunicado republicado pelo site Blue Bus.

“Caros, No próximo dia 22, 2a feira, ‘O Estado de S.Paulo’ estréia uma nova configuração de cadernos e um novo processo de produção industrial e logístico. O jornal adotará a configuração de 3 cadernos mais 1 suplemento. Além disso, termina a distinção entre as edições BR e SP. O fechamento será único, às 21:30, com trocas programadas no decorrer da rodagem. Os fechamentos de domingo (jornada de sábado) não se alteram. Também no dia 22, estréia o novo App do Estadão “mobile”, adaptável a qualquer dispositivo móvel”

“O primeiro caderno terá as editorias Política, Internacional, Metrópole (incluindo os temas da atual Vida) e Esportes. O segundo caderno trará Economia, Negócios e Tecnologia. O Caderno 2 amplia a cobertura de entretenimento e incorpora comportamento digital e literatura”.

“Na 2a feira, circulará o suplemento Edição de Esportes, retomando marca clássica do grupo. Link e Negócios viram seções dentro de Economia. Na 3a, o Viagem. Na 4a, Jornal do Carro. Na 5a, o Paladar e os Classificados. Na 6a, o Divirta-se. No sábado, os Classificados ganharão mais espaço editorial. No domingo, também circula a Edição de Esportes, o Casa, e o Aliás se amplia com a nova seção ‘Olhar Estadão’, e circulam os Classificados”.

“Pesquisas qualitativas e entrevistas em profundidade com diversos setores da sociedade, realizadas nos últimos meses, comprovaram o que vem sendo debatido entre nós desde o Redesenho de 2010: os leitores – em geral, e também os do Estado — querem mais conveniência e eficiência de leitura, mais apostas de edição, um jornal mais compacto – principalmente nos dias úteis. Tudo isso sem perder o aprofundamento e o poder de análise que caracterizam o jornalismo do Estado”.

“Um grupo de trabalho multidisciplinar, capitaneado por Conteúdo e Mercado Leitor e que congregou todas as áreas da empresa, trabalhou durante 6 meses na revisão detalhada de todo o processo produtivo. O objetivo: redesenhar o produto e sua configuração física, buscando uma solução que atendesse às demandas dos leitores. E acentuando o foco em reportagens exclusivas e abordagens analíticas”.

“A partir dessa nova configuração e do novo fechamento, mais simplificado, revisaram-se os processos de trabalho e a composição das equipes, cujas alterações estão sendo divulgadas na data de hoje. Tais providências se inserem na necessária e permanente gestão de recursos, imprescindível para a competitividade da nossa marca e seu lugar no futuro das mídias”.

“Gostaria de convocar todos os jornalistas para estarem hoje às 15:30 no auditório, para uma explanação detalhada de todo o projeto, seus movimentos e agenda para os próximos dias. Falaremos sobre como ficará o jornal em cada dia da semana, que novas seções e colunistas teremos, as novidades digitais que vem por aí, além de responder a quaisquer dúvidas”

Comunicar erros