Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Metodista debate ideologia de gênero em evento aberto à comunidade

Metodista debate ideologia de gênero em evento aberto à comunidade

Vetado no Plano Nacional de Educação, tema reunirá dia 3 de maio exposições sob ângulos político, religioso e tratamento na mídia

02/05/2016 16h59

Movimento LGBT foi um dos favoráveis à inclusão do tema nas escolas (fotospublicas.com - Rose Brasil)

Malu Marcoccia

Excluída do Plano Nacional de Educação 2014-2024, a questão de gênero será tema de seminário interdisciplinar organizado por dois programas de pós-graduação: Comunicação Social e Ciências da Religião. O evento é aberto à comunidade interna e externa e ocorre dia 3 de maio próximo na Universidade Metodista de São Paulo.

O tema será debatido sob as óticas da religião e comunicação, tendo em vista principalmente a cobertura midiática e os embates político-religiosos na discussão do PNE. Não é preciso inscrição prévia. O seminário acontece no campus Rudge Ramos da Metodista, em São Bernardo do Campo (SP).

A questão do gênero causou grande polêmica em 2014 durante a tramitação no Congresso Nacional do PNE, que estabeleceu diretrizes e metas da educação para os próximos 10 anos. Bancadas religiosas afirmavam que introduzir a expressão "ideologia de gênero" deturparia conceitos de homem e mulher, destruindo o modelo tradicional de família. Já os grupos favoráveis diziam que a liberdade da identidade de gênero é fundamental para a luta de direitos iguais entre homens e mulheres e para o respeito à condição humana.

A disputa resultou em retirada do trecho que abordava a erradicação da desigualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual. No texto do PNE há hoje apenas um objetivo genérico de erradicação de todas as formas de discriminação, remetendo a Estados e municípios inserir suas metas. Diversas câmaras municipais e assembleias legislativas, sob pressão de setores conservadores, vetaram a inclusão do tema.

Quatro expositores vão compor a mesa do seminário na Metodista:

• Profa. Dra. Magali Cunha, PosCOM/Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) "Ideologia de gênero" nos processos de comunicação midiática.

• Profa. Dra. Sandra Duarte, Pós-Religião/Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora-NETMAL (Núcleo de Estudos Teológicos da Mulher na América Latina). O Plano Nacional de Educação e essa tal de “Ideologia de Gênero”: Tensionamentos Político-Religiosos.

• Prof. Dr. Emerson Costa, Pós-Religião/Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora-NETMAL. Salve a família tradicional: a pauta da FPE (Frente Parlamentar Evangélica) na 54ª Legislatura em perspectiva de gênero.

• Prof. Dr. Marcos Corrêa, PosCOM/Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE). Gênero e mídia: a cobertura sobre a discussão do conceito de gênero no currículo educacional.

Seminário Interdisciplinar PosCOM-Pós Religião "Ideologia de Gênero em Debate: Mídia, Religião e Política"

Data: 3 de maio de 2016
Horário: das 14h às 17h
Local: Auditório Capa da Universidade Metodista de São Paulo, Rua Planalto, 106, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo (SP)
Inscrições: não é preciso inscrever-se. Participação aberta à comunidade.
Informações: (11) 4366-5818

Comunicar erros