Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / IX Simpósio de Comunicação FAPCOM debate relação entre Comunicação e Democracia

IX Simpósio de Comunicação FAPCOM debate relação entre Comunicação e Democracia

29/07/2016 18h00

Arthur Marchetto

Métodos de organizar uma sociedade democrática são debatidos há muito tempo. Na Grécia antiga, o termo foi criado para pensar uma forma de administração política que levasse em conta os interesses coletivos dos habitantes e, esquecido durante a Idade Média, o conceito voltaria a ser debatido no século 18 com as revoluções burguesas (Americana e Francesa), que derrubaram as monarquias absolutistas, e firmaria alguns pilares da democracia moderna, como a influência nas decisões de interesse coletivo a partir do direito de voto.

Apesar de firmadas as definições para a democracia moderna, a vivência de conflitos armados, proporcionados pelas duas Guerras Mundiais, trouxe de volta a democracia à esfera dos debates e, questionando quem possuía o direito de voto e porque, os conceitos que guiavam os governos, como “vontade do povo” e “bem comum”, foram e ainda são debatidos, procurando quais saber quais são os contornos que delimitam as complexidades democráticas atuais.

A midia esteve presente durante todo o processo de debate, transformação e implementação da democracia em diversos países. A sua interferência foi paulativamente ganhando força, principalmente com a criação da prensa de Guttemberg no século XV, e tornou a comunicação de massas necessária para a mobilização da esfera pública para qualquer decisão política, desde as Revoluções Burguesas do século 18 até hoje, como observado na cobertura do processo de impeachment. Devido à tal importância da mídia e da imprensa, é necessário discustir sobre a interferência delas no cenário político, no fornecimento de informações para os cidadãos, na difusão de candidatos políticos e na maneira que realiza a fiscalização da agenda pública, função conhecida como “cão de guarda”. 

Visando discutir essa relação do campo comunicacional e o campo político/democrático, a FAPCOM realiza, nos dias 22 e 23 de agosto, o IX Simpósio de Comunicação FAPCOM sob a temática “Comunicação e Democracia”. O evento ocorre das 19h às 22h, no primeiro dia, e das 8h às 19h, no segundo dia. O evento tem caráter acadêmico, com entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas por aqui e o evento contará com seis palestras. São elas:

22/08 – 19h       
Paulo Henrique Amorim – “Comunicação e democracia no Brasil: retrospecto histórico e dificuldades atuais”.

Marilena Chauí – “Comunicação, poder e as fragilidades da democracia brasileira”.

23/08 – 08h

Edson Teles – “Estado de exceção permanente na realidade atual”.

Jung Mo Sung – “Idolatria do dinheiro, desigualdade social e a crise da democracia no Brasil e no mundo”.

23/08 – 19h30

Renato Janine Ribeiro – “O contexto brasileiro atual: entraves, desafios, éticos, políticos e comunicacionais”.

Luiz Nassif – “A construção da democracia nas redes sociais”.

 

IX SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO FAPCOM

Quando: 22 e 23 de agosto

Onde: FAPCOM – Auditório Pe. Tiago Alberione (Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana)

Inscrição: http://migre.me/ut3KL

Mais informações: http://www.fapcom.edu.br/especial/ix-simposio-de-comunicacao

Comunicar erros