Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / eCOM 2015 discute os cenários da comunicação dentro da sociedade conectada

eCOM 2015 discute os cenários da comunicação dentro da sociedade conectada

01/10/2015 16h50 - última modificação 01/10/2015 18h27

Margareth Boarini

Temas como imagem e reputação, crescimento do mercado de games e comunicação entre empresas e consumidores nas mídias sociais online marcaram a quinta edição da Conferência do eCOM – Grupo de Pesquisa Estudos de Comunicação com o Mercado -, que aconteceu no último dia 28 de setembro em São Paulo, com a presença de aproximadamente cem pessoas. O tema deste ano foi “Novos cenários da comunicação institucional e mercadológica em uma sociedade conectada”.

Promovida pela Cátedra Unesco e Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com caráter itinerante, a Conferência foi sediada neste ano no Campus Centro da Universidade Anhembi Morumbi. Na avaliação do professor Daniel Galindo, coordenador do eCOM, esta quinta edição “cumpriu sua missão como espaço para a promoção e compartilhamento da produção científica e manteve a característica da Cátedra Unesco/Metodista de comunicação em sua proposta de itinerância”.

Com a proposta de discutir os novos fluxos comunicacionais gestados a partir das diversas tecnologias de relacionamento, a abertura da Conferência de 2015 contou com apresentações dos professores Carolina Terra, Leandro Yanaze e Wilson da Costa Bueno.

Terra discorreu sobre a comunicação entre empresas e consumidores nas mídias sociais digitais, alertando para a necessidade de as instituições estarem atentas à qualidade do relacionamento travado nesse ambiente. Yanaze, por sua vez, apresentou dados sobre o crescimento do mercado de games, evidenciando como esta mídia tem explorado novas aplicabilidades nos últimos anos e ganhado adeptos dos mais diferentes perfis. Bueno discutiu sobre a importância que empresas e instituições devem nutrir com relação à imagem e à reputação também nos novos tempos.

A segunda parte da programação do evento foi dedicada à apresentação de um total de 36 trabalhos científicos, distribuídos pelos Grupos de Trabalho Comunicação e consumo, Comunicação de mercado e redes sociais online, Mídia e inovações, Cidadania e sustentabilidade, e Iniciação científica.

A criação da primeira Conferência a partir do Grupo de Pesquisa eCOM aconteceu em 2010, com o apoio e integração aos demais eventos da Cátedra Unesco, dirigida pelo professor José Marques de Melo. Em sua edição de estreia, o evento teve como tema “Conceitos e Preconceitos” e foi realizado no campus da própria Universidade Metodista de São Paulo em Rudge Ramos.

A edição seguinte se deu em 2012, sob o tema “Re-Pensar e Re-Fazer da comunicação com o mercado, e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, foi a responsável por abrigar o evento. Em 2013, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), o tema foi “As dimensões humanas e tecnológicas na comunicação de mercado contemporânea”. No ano passado, o evento aconteceu na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), na cidade de São José dos Campos, promovendo a discussão sobre “A comunicação de mercado em busca de um novo habitar na contemporaneidade”.

Comunicar erros