Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Ecom 2014 é realizado em São José dos Campos pela Cátedra Unesco/Metodista

Ecom 2014 é realizado em São José dos Campos pela Cátedra Unesco/Metodista

por Letícia Justino

21/01/2015 16h39

Aconteceu no último dia 20 de outubro na Universidade do Vale do Paraíba (Univap) em São José dos Campos, a 4º edição da Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado, o Ecom. O evento foi realizado em parceria pela Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (Póscom) da Universidade Metodista de São Paulo e  Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

 

Na edição de 2014 o Ecom  mantém a sequência temática das edições anteriores cujo  compromisso central enfoca a sistematização do conhecimento, seja nos processos comunicacionais voltados para os aspectos promotores do consumo, bem como as percepções construtoras das imagens corporativas e dos relacionamentos com as marcas.

O tema escolhido para esta edição do Ecom: "a comunicação de mercado em busca de um novo habitar na contemporaneidade" teve como objetivo central discutir as práticas mercadológicas que vão além dos aspectos econômicos, pontuando sua condição de uma contínua construção simbólica e mantenedora do imaginário social.

O desafio dos pesquisadores no recorte desse fenômeno foi o de  privilegiar a abordagem multidisciplinar na contribuição dos vários olhares e pensares sobre a ambiência cotidiana e os atos comunicativos entre as organizações e os seus públicos de interesses. Para o professor Daniel Galindo, coordenador geral do Ecom, o evento superou todas as expectativas e possibilitou um grande diálogo entre os pesquisadores de comunicação, auxiliando na compreensão dos assuntos discutidos.

A coordenadora do Curso de Graduação em Jornalismo da Univap, Vânia Braz de Oliveira, declarou que este foi o primeiro grande evento na área da comunicação na Univap pois  agregou os primeiros artigos resultantes do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cultura, criado neste ano pela Profa. Dra. Kátia Zanvettor, que integra o comitê científico do Ecom.

Para Vânia Oliveira o evento possibilitou um significativo intercâmbio entre estudantes e pesquisadores, proporcionado pelos grupos de trabalhos, além da diversidade temática que permeou o encontro. Um evento desse porte é relevante  para todos os estudantes, sejam eles de graduação ou pós-graduação. "A parceria entre a Univap, Universidade Metodista e Cátedra Unesco  é importante para fortificar os laços entre instituições e pesquisadores, pois vários mestres e doutores – atualmente  professores na Univap- foram formados pela Metodista", afirmou a coordenadora.

Ações
Comunicar erros