Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Cátedra retoma série de Workshops com o tema Mulheres no Fotojornalismo

Cátedra retoma série de Workshops com o tema Mulheres no Fotojornalismo

17/03/2017 20h23

Vittória Cataldo

A Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para Desenvolvimento Regional apresenta o primeiro Workshop UNESCOM de 2017 com a temática Mulheres no Fotojornalismo. O evento será gratuito, aberto ao público e ocorrerá nesta terça-feira, 21 de março, na sala 113 do Edifício Capa, campus Rudge Ramos, das 14:30 às 16:30. O workshop será ministrado por Nathália Cunha, jornalista, fotógrafa e mestranda em Comunicação Social pela UMESP com pesquisa sobre a relação cultural entre identidades de gênero e a prática do fotojornalismo na contemporaneidade.

A série dos Workshops promovida pela Cátedra foi idealizada pelos mestrandos do PósCom, Nathália Cunha e Ricardo Alvarenga, que durante os anos de 2015 à 2016 exerceram a função de editores do Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação (JBCC). “A criação dos Workshops surgiu a partir de uma necessidade de proporcionar uma aproximação e interação maior entre a Cátedra e os alunos do PósCom e da graduação. Essa atividade formativa também foi uma estratégia encontrada para privilegiar a formação dos estagiários que desenvolviam atividades na Cátedra”, afirmou Nathália Cunha.

A retomada dos trabalhos do setor de comunicação da Cátedra demandava um aprofundamento nas questões em torno do jornalismo cientifico, por isso essa temática foi escolhida para o primeiro Workshop realizado em 7 de junho de 2016, ministrado por Romulo Gomes, doutorando em Comunicação e Semiótica, pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo.

Em 1 de julho de 2016 ocorreu o Workshop Comunicação Organizacional ministrado por Pablo Monteiro, mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia. Monteiro debateu sobre os desafios encontrados no âmbito das organizações para pensar e estruturar uma comunicação mais integrada e articulada. O Workshop ministrado por Monteiro fez parte das atividades desenvolvidas por ele no âmbito da sua passagem pela Cátedra realizando sua residência social (estágio).

O Workshop Do roteiro à edição – o essencial para um produto audiovisual completo ocorreu no dia 26 de agosto de 2016, conduzido por Rafael Potenza e Paulo Kobayashi, sócios fundadores da produtora What’s The Cool Idea (WTCI) e formados na Faculdade Cásper Líbero em Rádio e TV. Eles debateram sobre os aspectos essenciais de uma boa produção e o futuro do mercado audiovisual.

O humor das charges nos jornais foi tema do Workshop que aconteceu no dia 26 de setembro de 2016, foi dirigido por Iberê Moreno Rosário e Barros, graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e em História pela PUC-SP. Barros tratou sobre a narrativa, história, cotidiano, midiatização e o humor presentes nas charges dos jornais.

Antônio de Andrade, coordenador de projetos da Cátedra e pesquisador dedicado à história da imprensa no Brasil, fez um resgate sobre a trajetória da TV no Brasil no Workshop Memória da Televisão Brasileira, realizado no dia 31 de outubro de 2016. O evento mostrou uma outra perspectiva da chegada da televisão através de relatos da década de 1950, a partir de textos de jornais impressos.

O último Workshop de 2016, Entendeu ou quer que eu desenhe? – Facilitação Gráfica, foi ministrado pela jornalista e mestranda em Comunicação Social pelo PósCom, Izabel Marques Méo. A atividade foi realizada no dia 21 de novembro de 2016 e discutiu o que é a facilitação gráfica e quais são os passos essenciais para que ela seja realizada de maneira que resuma o essencial do conteúdo e da técnica.

“Para o ano de 2017, objetivamos manter a realização de um Workshop por mês assim como fizemos até o momento. A escolha da temática Mulheres no fotojornalismo contempla uma discussão relevante no contexto contemporâneo, pois em um só tema conseguimos relacionar a questão de gênero e as relações de trabalho e cultura no campo da comunicação e ainda assim valorizamos a produção cientifica desenvolvida no âmbito da Cátedra”,  afirmou Ricardo Alvarenga, doutorando pelo PósCom da UMESP e editor do JBCC.

Confirme a sua presença no nosso evento no Facebook:http://migre.me/wg6mT

Comunicar erros