Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Notícias JBCC / Cartunista Ziraldo comemora aniversário de 80 anos nesta quarta-feira

Cartunista Ziraldo comemora aniversário de 80 anos nesta quarta-feira

24/10/2012 18h35 - última modificação 24/10/2012 18h34

Aos 80 anos, Ziraldo continua ativo - Foto: Divulgação

Por Priscilla Sampaio


Nesta quarta-feira (24), o cartunista, jornalista e escritor Ziraldo completa 80 anos. Nascido em Caratinga, em Minas Gerias, Ziraldo é conhecido como pai do “Menino Maluquinho” e de muitos outros personagens importantes para literatura infanto-juvenil brasileira.

Ziraldo Alves Pinto começou sua carreira nos 50, em jornais e revistas renomadas como O Cruzeiro, Folha de Minas e Jornal do Brasil. Durante o período da ditadura militar (1964-1984), sua carreira de foi marcada por sua militância pelas causas sociais. Em 1969, juntamente com outros humoristas, Ziraldo fundou o periódico O Pasquim, um dos mais famosos tablóides alternativos de oposição ao regime militar.

Nos anos 80, o cartunista mineiro lançou o seu maior sucesso editorial, O Menino Maluquinho. O livro já foi adaptado com grande de sucesso para televisão, cinema, teatro e quadrinhos.

Atualmente, Ziraldo continua ativo e colaborando com diversas publicações. Uma das mais recentes colaborações foi à Revista Bundas, uma publicação humorística que brinca com o conteúdo da Caras. E na Bienal do Livro deste ano, o cartunista autografou o aplicativo para iPad "As Grandes Histórias do Menino Maluquinho - Ele é o Cara", lançado pela Globo, além de lançar os livros "O Grande Livro das Tias", "Tantas Tias", "Tia Nota Dez" e "Tia, Te Amo".

Comunicar erros