Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Morre o jornalista José Mário Pinto do jornal O POVO

Morre o jornalista José Mário Pinto do jornal O POVO

José Mário foi um dos primeiros jornalistas a se dedicarem à cobertura de turismo no Ceará

30/01/2018 14h30

Foto: Internet

Vittória Cataldo 

O jornalismo do Ceará perdeu um grande e o mais antigo ícone na comunicação do Estado. O jornalista José Mário Pinto morreu na noite deste domingo, 28, aos 83 anos. Ele estava internado desde quinta-feira, 25, por conta de uma pneumonia.

José Mário em abril deste ano completaria 54 anos de O POVO. Até outubro de 2016, ele assinava a coluna Turismo S/A no O POVO Online e também atuava como repórter do núcleo de Conjuntura. O jornalista foi um dos mais influentes editores de Turismo nacional.  

Trajetória

José Mário Pinto iniciou a carreira como jornalista no O POVO, durante sua trajetória profissional, ele trabalhou ainda em rádio, TV e assessoria de comunicação.

Primeiro-tenente do Exército e com bons relacionamentos na área militar, o jornalista dedicou-se à cobertura de assuntos relacionados aos militares durante boa parte da sua vida profissional.

Na década de 1970, ampliou a produção para o jornalismo de turismo, tornando-se um dos primeiros jornalistas do Estado a cobrir especificamente esse tema.

José Mario foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), na década de 1980, da qual foi presidente. Também integrou o Conselho Estadual de Turismo no governo Gonzaga Mota e foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Administração, na gestão do prefeito José Walter Cavalcante.

Durante sua carreira, o jornalista colecionou prêmios e condecorações pelo trabalho desenvolvido na comunicação. Entre eles, o Prêmio Imprensa de Turismo (1998), Troféu dos Skal Clubes (1999), Prêmio Master de Turismo (1999), Prêmio Santos Dumont de Jornalismo (2007) e Troféu Pioneiro Imprensa do Turismo (2008).

Comunicar erros