Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Livros recentes e gratuitos para download: Rede Ibero-Americana de Arquivos Sonoros e Audiovisuais de Preservação Digital (RIPDASA)

Livros recentes e gratuitos para download: Rede Ibero-Americana de Arquivos Sonoros e Audiovisuais de Preservação Digital (RIPDASA)

Profª Monica Maronna, membro da Orbicom, convida você a baixar os livros

30/03/2021 06h45

Foto: Livros para download

Por - Daniel Valenciano Gimenes*

Profª Mónica Maronna, membro da Orbicom e professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República, Montevidéu, Uruguai te convidado acessar as seguintes informações:

Livros recentes disponíveis para download gratuito (em espanhol):

- Estado de la preservación digital de los archivos sonoros y audiovisuales de Iberoamérica

- Preservación digital en los archivos sonoros y audiovisuales de Iberoamérica

A Rede Ibero-Americana de Arquivos Sonoros e Audiovisuais de Preservação Digital (RIPDASA), criada em 2018, visa promover a ligação entre grupos de pesquisa na Ibero-América que trabalham com arquivos sonoros e audiovisuais para incentivar a cooperação e a capacitação nos processos de identificação, análise, discussão, geração, visibilidade e disseminação de alternativas sustentáveis de preservação digital.

O objetivo é reduzir o risco de perda deste patrimônio cultural e assim garantir sua acessibilidade para as gerações atuais e futuras. A rede é dirigida pela Dra. Perla Rodríguez Reséndiz, UNAM. As atividades incluem: reuniões internacionais, webinars e a publicação dos seguintes livros: Perla Rodríguez Reséndiz (2020). Estado de la preservación digital de los archivos sonoros y audiovisuales de Iberoamérica, Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador, Quito. e Perla Rodríguez Reséndiz e Mateo Manfred (2020): Preservación digital en los archivos sonoros y audiovisuales de Iberoamérica, Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador, Quito.

 

*Daniel é estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e estagiário da cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Comunicar erros