Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Lançamento da XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã reforça o caráter diferenciado do projeto

Lançamento da XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã reforça o caráter diferenciado do projeto

O evento, realizado no dia 12 de julho, serviu como prévia e apresentou aos alunos e professores presentes a programação oficial do evento.

24/08/2018 16h22

Assessoria do CBCCidadã

Com o propósito de atingir a cidade em que é realizada a cada ano, de forma que intencione a comunidade local, seus coletivos e grupos de minorias a estarem dentro de um evento acadêmico, a Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã ganha destaque, como sendo um dos eventos acadêmicos anuais com um dos maiores diferenciais do Brasil.

Sua 13ª edição, que terá como tema “Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade”, será realizada dos dias 21 a 23 de novembro, em São Luís, e teve seu evento de lançamento realizado no último dia 12 de julho, na Universidade Ceuma, Instituição que colabora na organização do evento.

Com a presença do Prof. Dr. Francisco Gonçalves da Conceição, jornalista e atual secretário estadual de Direitos Humanos, o evento teve, além de uma curta palestra do secretário, a apresentação de sua programação e o detalhamento de todos os eventos que ocorrem dentro desses três dias.

“O tema deste ano coloca em debate um aspecto fundamental da sociedade que é o direito de informação, de comunicar e de ser comunicado. Coisa essa que não acontece no atual formato que estamos seguindo”, disse o Prof. Dr. Francisco Gonçalves.

O professor Carlos Benedito Alves, da Universidade Federal do Maranhão, ressaltou a importância das instituições locais em trabalharem em conjunto para a realização do evento. “Pela primeira vez na história a UFMA, Ceuma e Estácio estão trabalhando e realizando um evento em conjunto, e isso já é um grande avanço”.

Levar a comunicação para a sociedade é, talvez, o principal objetivo da conferência. “A gente sai um pouco dessa lógica de pensar a comunicação apenas na grande mídia e traz isso para dentro de nossas instituições, em debate direto com a nossa comunidade”, finaliza o professor.

A aproximação com a comunidade, coletivos, grupos de minorias é o grande objetivo do evento. Quebrar o muro que separa esses dois lados ainda é uma grande luta, mas que com iniciativas como a da CBCCidadã isso pode estar cada vez mais perto mudar.

Evento -  Pela primeira vez a região nordeste sediará o maior evento de comunicação e cidadania do Brasil. A XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã ocorrerá entre os dias 21 a 23 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacanga.

A edição deste ano oferecerá mesas redondas sobre temas relacionados aos direitos humanos e participação política, a mídia cidadã e o direito à comunicação dos movimentos sociais, o movimento LGBT e feminismos, o movimento negro, resistência indígena, juventudes, tendo como foco os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), esboçada pelo jurista canadense John Peters Humphrey e adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

 

A conferência será organizada por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Ceuma e a Faculdade Estácio.

Compõem o corpo coordenador do evento os professores Ricardo Alvarenga, representando a Universidade Metodista de São Paulo; Rose Ferreira, Letícia Cardoso, Carlos Benedito Alves, César Protásio e Rakel de Castro, representando a UFMA; Aline Mendes, representando a Estácio; e Polyana Amorim, Ricardo Jessé e Alexandre Gouveia, representando a Universidade Ceuma.

Comunicar erros