Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Lançamento da Hemeroteca José Marques de Melo foi destaque em congresso da Intercom

Lançamento da Hemeroteca José Marques de Melo foi destaque em congresso da Intercom

Projeto foi iniciado em 2014 após doação de parte do acervo do professor

26/09/2018 20h05 - última modificação 28/09/2018 14h11

Imagem: Hemeroteca JMM

Igor Neves

A Hemeroteca José Marques de Melo foi oficialmente lançada durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que ocorreu entre os dias 2 e 8 se setembro, na cidade de Joinville, o evento foi marcado pelas homenagens ao professor. Na cerimônia, esteve presente a Dona Silvia Briseno Marques de Melo, viúva do professor.

O projeto teve início em 2014, após a doação de parte do acervo pessoal do professor José Marques de Melo à Universidade da Região de Blumenau (FURB), anunciada durante a Aula Magna que o professor ministrou na universidade em decorrência da inauguração do curso de jornalismo.

A classificação começou no mesmo ano e foi feita com a ajuda dos alunos do curso recém-criado, por meio da disciplina optativa História do livro, da mídia e da leitura oferecida a partir do segundo semestre e coordenada pela professora Alessandra Meinicke. A partir de 2015, o projeto foi retomado na disciplina Tópicos Especiais, ministrada pela professora Clarissa Josgrilberg, com a proposta de lançar a Hemeroteca digitalmente.

A coordenadora e fundadora do curso de jornalismo da FURB, Roseméri Laurindo, conta que, logo no início, percebeu o potencial da hemeroteca.  “Quando nós recebemos a doação e começamos a separar os exemplares, vimos a riqueza de periódicos, nós percebemos que tinha um valor diferenciado, quer dizer, não era algo só para incorporar na biblioteca da nossa universidade e tampouco ficar lá numa hemeroteca, naquele sentido tradicional, que atualmente anda tendo pouco uso”.

Clarissa Josgrilberg, que também foi orientadora do professor Marques de Melo, já discute os próximos passos do projeto. “Nosso plano futuro é de digitalizar o material e conectá-lo as outras Hemerotecas doadas pelo professor Marques em todo país, a fim de que consigamos reunir uma base de dados que auxilie não só nas pesquisas de comunicação, mas também a entender as bases que estão na constituição do pensamento do maior pesquisador da área deste país".

A Hemeroteca pode ser acessada a partir deste link.

 

Comunicar erros