Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Juiz de Fora-MG é sede da XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Juiz de Fora-MG é sede da XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

A discussão de cidadania ativa foi o principal tema do evento em 2017

10/11/2017 10h20

Bianca Goes

A Conferência Brasileira de Mídia Cidadã deste ano ocorreu na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, entre os dias 25 e 27 de outubro. O evento, que está em sua 12ª edição, foi realizado pela Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional em parceria com a Rede Brasileira de Mídia Cidadã e teve por objetivo promover a discussão entre as pesquisas acadêmicas da área de Comunicação Social, em conjunto com as produções midiáticas da sociedade civil, mercado e Estado.

Esta edição teve como temática “O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa” e procurou abordar a relevância do papel do cidadão no exercício da cidadania, bem como reconhecer seus direitos e ser um criador de direitos. “Se trata de tentar assegurar o cumprimento desse princípio universal do direito à comunicação. Esse direito não é de fato algo que você percebe na sociedade, há uma exclusão (...) em função de como se estrutura o sistema de mídias no país.”, afirmou Bruno Fuser, coordenador da conferência deste ano.

A programação se dividiu em Feira de Mídia Cidadã, composta por amostras de vídeo cidadão e produtos midiáticos (jornais impressos, boletins, revistas). Além disso, houve mesas redondas, palestras e exposição de fotos.

Fuser ressalta que para os estudantes de jornalismo interessados na temática dos Direitos Humanos, a Conferência se manifesta de forma relevante no que se refere ao debate do tema no envolvimento da cidadania.

O público que compôs o evento foi diverso. Participaram alunos e professores, militantes, pesquisadores, profissionais e pessoas de Organizações Não Governamentais (ONGs) e envolvidas com experiências de mídia cidadã.

A Conferência de Mídia Cidadã teve sua primeira edição no ano de 2005. Na ocasião, a Rede Brasileira de Mídia Cidadã, uma das organizadoras da Conferência, foi fundada e iniciou-se um projeto, promovido por pesquisadores da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação, para o delineamento do mapa brasileiro de mídia cidadã. Os debates tiveram como foco o direito à comunicação, bem como o contexto das mídias e as políticas públicas. A Conferência foi um dos destaques de realização da Rede.

As três primeiras edições ocorreram na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e posteriormente foram realizadas em diversos locais do Brasil.

Para mais informações, acesse: http://www.ufjf.br/midiacidada2017/midiacidada2017/

Comunicar erros