Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Jornalismo em tempos de pandemia: cobrindo o COVID-19 hoje e no futuro

Jornalismo em tempos de pandemia: cobrindo o COVID-19 hoje e no futuro

Iniciativa do Prof. Dr. Rosental Calmons Alves, ex-presidente da Orbicom e ex-titular da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade do Texas em Austin

17/06/2020 02h14

A UNESCO e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram um novo curso acessível a todos online (MOOC) "Jornalismo em tempos de pandemia: cobrindo o COVID-19 hoje e no futuro", organizado pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, com sede na Universidade do Texas, Austin.

O MOOC, que recebeu apoio da Knight Foundation e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é um curso on-line de quatro semanas, destinado a fornecer aos jornalistas o conhecimento e as ferramentas para cobrir a crise da saúde COVID-19, bem como suas consequências sociais, financeiras e políticas. O MOOC estará disponível simultaneamente em inglês, francês, espanhol e português.

Dividido em quatro módulos semanais, o curso on-line cobrirá, em particular, a história das pandemias e crises de saúde do século XX e como os governos reagiram a essas epidemias. Também examinará o curso da pandemia de 2020 e destacará a importância fundamental de garantir a liberdade de expressão, além de identificar e combater a desinformação e a desinformação sobre a pandemia. O módulo final analisará os diferentes ângulos que os futuros assuntos podem assumir e também como os jornalistas podem se proteger enquanto exercem sua profissão. Cada módulo incluirá uma série de vídeos, apresentações em PowerPoint, leituras, questionários e fóruns de discussão que abrangem diferentes aspectos do curso. As versões em francês, espanhol e português do curso serão ministradas por instrutores de alto nível.

Neste momento de crise relacionada à pandemia do COVID-19, é essencial que o público tenha acesso a informações confiáveis ​​e atuais. Os jornalistas têm um papel fundamental a desempenhar para garantir que todos os cidadãos possam usufruir dos direitos à liberdade de expressão, incluindo a liberdade de imprensa e acesso à informação pública. O curso online “Jornalismo em tempo de pandemia: cobrindo o COVID-19 hoje e no futuro” fornecerá aos jornalistas de todo o mundo ferramentas educacionais, materiais educacionais e acesso a especialistas, para que possam por sua vez, fornecer informações de qualidade sobre a crise atual e suas consequências. O MOOC também terá o potencial de criar uma rede e comunidade de profissionais da mídia que possam compartilhar suas ideias e informações sobre a melhor maneira de cobrir epidemias e combater a desinformação.

Original em francês, Giguère, Pierre, tradução de Roberto Chiachiri.

 Links :

Comunicar erros