Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Jornada Beltraniana terá dois encontros em 2018

Jornada Beltraniana terá dois encontros em 2018

Evento homenageará também o professor José Marques de Melo

27/07/2018 19h25 - última modificação 15/08/2018 19h30

Igor Neves

A sétima edição da Jornada Beltraniana acontecerá em dois momentos distintos. Com a intenção de trazer mais discussões para o debate e disseminar ainda mais o legado de Luiz Beltrão e José Marques de Melo, o encontro acontecerá no dia 8 de agosto no Centro Cultural José Marques de Melo, e durante a programação do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Joinville, no dia 3 de setembro.

Realizado pela Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom), com o apoio da Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, justamente com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), o evento celebrará os 100 anos de Luiz Beltrão e, nessa edição, abrirá o debate para discutir sobre o legado de José Marques de Melo.

Este ano, o evento contará com duas mesas, uma para discutir a importância de Luiz Beltrão para os estudos de comunicação do país, e outra para homenagear o professor José Marques de Melo, que faleceu no dia 20 de junho deste ano. Entre os convidados estão o coordenador de projetos da Cátedra Unesco/UMESP, Antônio Andrade, a presidente da Rede Folkcom, Eliane Mergulhão e a Sra. Silvia Marques, viúva do professor Marques de Melo.

A jornada Beltraniana nasceu da iniciativa de um dos maiores discípulos do legado beltraniano, o professor José Marques de Melo, em 2010, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Pensando em um evento preparatório para as comemorações do centenário do fundador da teoria da folkcomunicação, o primeiro evento teve como objetivo discutir a folkcomunicação e seu impacto nas pesquisas comunicacionais do país. Desde então, a Jornada Beltraniana vem ganhando adeptos em vários estados brasileiros, sendo realizada anualmente.

As inscrições para a jornada no dia 8 podem ser feitas neste link

Programação para o dia 08 de Agosto

09h00 Abertura

09h15 Mesa I  

 

Participantes:
Profa. Dra. Fátima Feliciano (Metodista)

Profa. Dra. Maria Isabel Amphilo (Metodista)
Artista e Prof. Dr. Elinaldo Meira (Paulus)

Mediadora: Profa. Ms. Sonia Regina S. da Cunha (PPGCOM ECA-USP)

10h30 Mesa II

Participantes:

Prof. Dr. Antonio Andrade (Metodista)

Profa. Dra. Sonia Jaconi (Metodista)

Sra. Silvia Marques (INTERCOM)

Mediadora: Profa. Dra. Eliane Mergulhão (FATEC)

12h00 Encerramento

A segunda parte da jornada, que acontece dia 3 de setembro, ocorrerá durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que tem inscrições abertas até o dia 8 de agosto. A programação parcial do evento ser acessada neste link

 

Comunicar erros