Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Intercom renova banco de avaliadores

Intercom renova banco de avaliadores

Mudança visa melhorar qualidade das avaliações

28/03/2018 19h13

Pedro Zuccolotto

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em busca de encontrar novas maneiras de qualificar os trabalhos submetidos em seus congressos, decidiu renovar seu banco de avaliadores. O banco é nacional, oferecendo a diversos profissionais ou professores da área da comunicação a possibilidade de participar do processo de avaliação dos trabalhos dos Grupos de Pesquisa e de congressos como Expocom e Intercom Júnior.

Os avaliadores são de extrema importância para se manter um alto padrão de qualidade nos trabalhos e, consequentemente, nos eventos realizados. O motivo da renovação se dá pelo fato de que o banco de avaliadores estava desatualizado, tornando complicado o contato com os cadastrados. É importante ressaltar que mesmo quem já era cadastro no banco precisa se recadastrar para que os dados sejam atualizados. Tudo é totalmente online no sistema próprio da Intercom.

Nair Prata, Profª da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e diretora Científica da Intercom, afirmou em entrevista à Cátedra UNESCO que o antigo sistema de avaliação não estava mais atendendo as necessidades da Intercom. “O banco de avaliadores possuía um cadastro que, em muitos casos, já não respondia às necessidades da Intercom. Decidimos, então, criar um novo e fizemos vários convites nas listas de pesquisadores da comunicação”, afirma.

Prata ressalta os benefícios da renovação. “O novo Banco de Avaliadores está 100% atualizado, o que, certamente, vai impactar o processo de avaliação dos trabalhos”, afirma. Ela também complementa que, com mais avaliadores disponíveis, cada um receberá menos trabalhos, havendo mais tempo para se dedicar à análise de um artigo, o que melhora a qualidade da avaliação.

Uma característica a ser ressaltada é que os avaliadores sempre julgam o trabalho que advém de uma região diferente da sua. Assim, é possível proporcionar um intercâmbio acadêmico entre os profissionais envolvidos e as diversas regiões do país.

O banco já foi formado, mas ainda há a possibilidade de se inscrever, basta acessar http://www.intercom.org.br/sis/eventos/regional/candidatoindex.asp

Comunicar erros