Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / História da comunicação é temática central do Pensacom 2015

História da comunicação é temática central do Pensacom 2015

16/11/2015 19h57

Arthur Marchetto

Com o objetivo de refletir sobre os 50 anos de história do pensamento comunicacional brasileiro e discutir o futuro desse campo, começa hoje no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo do Campo, a II Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro, Pensacom Brasil 2015, que segue até quarta-feira, 18 de novembro.

O evento científico é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) em parceria com a UMESP e a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O evento reúne pesquisadores, professores e alunos que trabalham com comunicação, no Brasil e em outros países, especialmente os latino-americanos. Mais de 100 pesquisadores estarão reunidos nestes três dias discutindo a temática “Brasil. História da Comunicação. Conquistas, Impasses, Desafios”. Este evento figura como importante espaço de reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do campo comunicacional no Brasil, bem como na América Latina. Além disso, também é celebrado o aniversário de 20 anos do programa de Doutorado em Comunicação da UMESP.

Programação - A abertura do evento acontece hoje, dia 16 de novembro e tem como ponto alto a entrega da Medalha de Ouro do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (CIESPAL) ao decano das Ciências da Comunicação no Brasil, professor José Marques de Melo, titular da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e a Aula Magna do professor Francisco Sierra, da Universidade de Sevilha, na Espanha, e diretor geral do CIESPAL.

O segundo dia (17) contará com atividades simultâneas como o Fórum de Humor, com o professor Valdir Abdala, o Fórum INTERCOM.SABER, onde será lançado o Portal dos Brasilianistas da Comunicação (PBC), criado em parceria pela UMESP e a INTERCOM,  e o Fórum INTERCOM.LOUVOR.

O último dia (18) de evento começa com a abertura do ENSICOM 2015 – IV Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social, que acontece durante todo o dia. Pela manhã acontecerão as Oficinas Pedagógicas e Metodológicas.

Na parte da tarde os Grupos de Trabalho (GTs) se reúnem sob a coordenação de professores de diversas universidades do Brasil e discutem os seguintes temas: História da Comunicação, Folkcomunicação, Comunicação e Saúde, Comunicação Eclesial, Comunicação e Economia, Comunicação e Política, Pensamento Comunicacional Latino Americano, PENSACOM-BRASIL, INTERCOM.HUMOR e Comunicação digital e tecnologias.

Oficinas do Pensacom - No Pensacom 2015 serão oferecidas 13 Oficinas Pedagógicas ou Metodológicas, que acontecem das 9h às 12h. As oficinas são coordenadas por Nathália Cunha, mestranda do PósCom da Universidade Metodista de São Paulo.

A primeira oficina tratará do Cristianismo em tempo de parabólicas e acontecerá no Auditório Capa, com a presença da equipe sueca Sat-7. As outras acontecerão no Edifício Épsilon, em suas respectivas salas.

A Museologia Comunicacional será objeto da Oficina 4 e acontecerá na sala 407 com a presença do diretor do Museu Nacional da Imprensa, de Portugal, Luis Humberto Marcos.

Manuel Carlos Chaparro, professor da USP, também estará presente ministrando a Oficina 6, sobre a Arte do bem escrever. A atividade acontecerá na sala 419.

A lista completa das Oficinas está disponível no site da Intercom - portal.metodista.br/pensacom - e as inscrições podem ser feitas enviando nome e oficina para o e-mail pensacom.oficinas@intercom.org.

Acesso e Estrutura - O Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo está localizado na Rua Alfeu Tavares, 149, em São Bernardo do Campo, próximo à Avenida Anchieta no km 15. Para os participantes que vierem de transporte público seguem algumas indicações:

Zona Norte:  

Metrô Linha 2 (Verde) até o Terminal Sacomã - Ônibus 153 ou 154 até a Av. Dr. Rudge Ramos após o Tendall Grill.

Metrô Linha 1 (Azul) até a Estação Saúde - Ônibus 359 ou 50 até a Av. Dr. Rudge Ramos após o Tendall Grill.

Zona Sul:

Estação Saúde do Metrô (Linha 1 Azul) - Ônibus 359 ou 50 até a Av. Dr. Rudge Ramos após o Tendall Grill.

Zona Leste:

Metrô Linha 3 (Vermelha) até a Estação Pedro II - na rua Antônio de Sá pegar o ônibus 218EX2 até a Av. Dr. Rudge Ramos após o Tendall Grill.

Metrô Linha 3 (Vermelha) até a Sé - Metrô Linha 1 (Azul) até a Saúde - Ônibus 359 ou 50 até a Av. Dr. Rudge Ramos após o Tendall Grill.

Zona Oeste:

Metrô Linha 2 (Verde) até o Terminal Sacomã - Ônibus 153 ou 154 até a Av. Dr. Rudge Ramos após o Tendall Grill.

Santo André:

Terminal Metropolitano Leste - Ônibus 069, 323 ou 432 até a Av. Dr. Rudge Ramos em frente ao Bradesco.

São Caetano do Sul:

Terminal Rodoviário Intermunicipal e Interestadual José Pedrossiani - Ônibus 254DV1 até a Av. Dr. Rudge Ramos após o Tendall Grill.

São Bernardo do Campo:

Terminal Ferrazópolis - Ônibus 148 até a Av. Dr. Rudge Ramos em frente ao Bradesco.

Todos os prédios contam com estrutura para deficientes físicos. O Campus também possui um Centro de Convivência com opções de refeições para os convidados, além de caixas eletrônicos 24 horas e a agência bancária Santander. Outras opções de alimentação estão disponíveis ao redor, como rodízios de churrasco, self-service e comida japonesa. As agências bancárias Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco se encontram na Av. Dr. Rudge Ramos.

 Discussões Pluritemáticas  - No terceiro dia acontecerão as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs). Todas no Edifício Épsilon, em suas respectivas salas, das 14h às 18h.

No GT 1 discussões sobre a História da Comunicação com a coordenação de Rodrigo Gabriotti (UMESP), na sala 307. O GT 2 trata sobre Folkomunicação e é coordernado por Eliane Mergulhão (UNIP), na sala 308. A temática de Comunicação e Saúde é tratada no GT 3, coordenado por Ieda Borges (FAI) na sala 407. A questão da Comunicação Eclesial será debatetida no GT 4, sob a coordenação de Magali Cunha (UMESP), na sala 408. Daniel Galindo (UMESP) aborda Comunicação e Consumo no GT 5, na sala 420. O GT 6 de Comunicação Política é coordenado por Roberto Gondo (Mackenzie) na sala 507.

Os GTs 7 e 8, sobre Pensamento Comunicacional Latinoamericano e Brasileiro, serão realizados na sala 508 e coordenados por Sônia Jaconi (UMESP). O GT 9, intitulado Intercom.Humor, é coordenado por Marcelo Briseno (UMESP) na sala 220. O último GT, coordenado por Sebastião Squirra (UMESP), na sala 207, trata do tema Comunicação Digital e Tecnologias.

Comunicar erros