Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Hemeroteca José Marques de Melo

Hemeroteca José Marques de Melo

27/10/2017 12h55 - última modificação 13/11/2017 15h14

Imagem de arquivo

Vittória Cataldo 

José Marques de Melo é o primeiro doutor em Jornalismo do Brasil, além de professor universitário, pesquisador científico, consultor acadêmico e jornalista. É docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já formou várias gerações de jornalistas e pesquisadores acadêmicos no campo da comunicação.

O professor tinha uma biblioteca na cidade de Campos do Jordão e em 2014 doou parte do acervo para a Biblioteca Universitária Professor Martinho Cardoso da Veiga da Universidade Regional de Blumenau (FURB), um arquivo com mais de dois mil exemplares de revistas, livros e periódicos. Essa doação estimulou um projeto Transdisciplinar entre o curso de Jornalismo, iniciado no mesmo ano, e a biblioteca universitária da instituição.

O acervo “Hemeroteca José Marques de Melo”, recebeu esse nome como forma de gratidão e reconhecimento do doador e tem como principal objetivo difundir e aproximar a sociedade do conhecimento científico. Também tem o objetivo de ajudar futuras pesquisas científicas nas mais diversificadas áreas.

Entre os materiais recebido estão livros, revistas em espanhol, inglês, português e até mesmo em alemão, que abordam mais de onze áreas como moda, cultura, administração, educação, política entra outras.

A “Expoteca: As facetas da Hemeroteca José Marques de Melo – JMM” foi uma exposição realizada na disciplina Tópicos Especiais no quinto semestre do curso de jornalismo da FURB, sob a supervisão da professora Clarissa Josgrilberg Pereira. Na atividade os estudantes produziram conteúdos jornalísticos utilizando os periódicos da Hemeroteca com o intuito de traduzir o material e aproximar a sociedade do conhecimento científico.

Os alunos do curso de jornalismo da Universidade de forma voluntária estão agora trabalhando no processo de catalogação e digitalização dos periódicos. A professora Clarissa Josgrilberg é uma das principais mobilizadoras dos alunos para esse trabalho, que conta com o incentivo também da coordenadora do curso professora Roseméri Laurindo. Os alunos também produziram um site a fim de disponibilizar online os exemplares da Hemeroteca, porém, devido a direitos autorais, isso não será feito com todo o material.

Para conhecer melhor a Hemeroteca e todo o projeto acesse o site: https://hemerotecafurb.wixsite.com/hemeroteca   

Comunicar erros