Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Grupos de Pesquisa laçam livro sobre 1968

Grupos de Pesquisa laçam livro sobre 1968

Trabalho aborda os acontecimentos na França, em maio, e no Brasil, em dezembro

01/11/2018 19h39

Igor Neves

O ano 1968 – marcado pelos movimentos estudantis na França e pela promulgação do Ato Institucional 5 (AI-5), no Brasil – é tema do livro 1968: de maio a dezembro. O trabalho é composto de artigos provenientes dos Grupos de Pesquisa (GP) JOR XXI, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Tecnologias do Imaginário, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Comunicação, Cidade e Memória, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ligados à Rede de Pesquisas Jornalismo, Imaginário e Memória (Rede JIM).

Organizado pelos professores Juremir Machado da Silva (PUCRS), Álvaro Larangeira (UTP); e Christina Musse (UFJF), o livro é dividido em quatro partes que abordam a produção jornalística depois do AI-5, a construção do imaginário em volta das manifestações estudantis na França e seu impacto em outros países e a memória resultante da época.

Os textos possuem como tema as conquistas femininas no período, os festivais de música da década de 1960, o movimento negro, o impacto da ditadura na educação e até a relação de religiosos com o regime militar.

O lançamento do livro ocorrerá na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 11 de novembro, sendo publicado pela editora Sulina.

Comunicar erros