Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Grupos de pesquisa da Intercom abrem chamadas para composição de livros

Grupos de pesquisa da Intercom abrem chamadas para composição de livros

Livros discutem as rádios comunitárias e a fotografia

04/12/2018 14h25 - última modificação 07/12/2018 14h51

Igor Neves

Os Grupos de Pesquisa (GP) Rádio e mídia sonora e Fotografia, que integram a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), estão com chamada de artigos abertas para dois livros com lançamentos previstos para 2019.

O projeto RÁDIOS COMUNITÁRIAS NO BRASIL: 10 anos de lei, décadas de lutas, está sob a organização dos professores Ismar Capistrano, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Catarina Oliveira (UFC) e Márcia Vidal Nunes (UFC).

Os artigos devem abordar os percursos e ou processos de produção e recepção de emissoras com alguns traços de comunicação comunitária, reconhecidos a partir de características como laços de pertencimento, gestão participativa, caráter público, autonomia e expressão contra hegemônica. O livro será estruturado em quatro capítulos que ditam as temáticas dos artigos: história, políticas da comunicação e legislação, rádios comunitárias em FM e convergência.

Os textos devem ser enviados até o dia 10 de janeiro parta o e-mail: livroradcom@gmail.com e ter entre 35 mil a 60 mil caracteres com espaço, incluindo referências, apêndices e anexos. A publicação terá custo editorial.

O GP Fotografia possui chamada de trabalhos aberta até o dia 28 de fevereiro de 2019 para o livro A fotografia como imagem, a imagem como fotografia, que será publicado em formato PDF e e-pub sob os termos da licença pública creative commons atribuição - não comercial (CC BY-NC), de acesso livre e para uso gratuito.

Os artigos, além de abordar dependência ou não da fotografia em relação ao texto, devem ser constituídos por um conjunto de imagens fotográficas realizadas pelo próprio autor, expressando visualmente o resultado de sua pesquisa.

Os trabalhos podem ter entre 10 e 15 mil caracteres e de 6 a 12 fotos, os arquivos enviados não podem ultrapassar 7MB, em formato Word e devem ser encaminhados para o e-mail anataismartins@icloud.com.

Comunicar erros