Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Grupos de Pesquisa #6: Comunicação e Tecnologias Digitais (COMTEC)

Grupos de Pesquisa #6: Comunicação e Tecnologias Digitais (COMTEC)

09/11/2017 13h55 - última modificação 11/11/2017 02h04

Vittória Cataldo 

Para conhecer melhor os Grupos de Pesquisa (GPs) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Cátedra Unesco/UMESP para Desenvolvimento Regional produziu uma série de reportagens especiais, em texto e em vídeo, sobre alguns Grupos. Cada reportagem contará com informações do Grupo e entrevistas com seus respectivos líderes.

 

Comunicação e Tecnologias Digitais (COMTEC)

O sexto grupo a ser explorado nessa série é o Comunicação e tecnologias Digitais, (COMTEC) que teve início em 2004 e é liderado pelo professor Sebastião Carlos de Morais Squirra, do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP.

Na sociedade contemporânea, inúmeros segmentos evidenciam a presença do volume expressivo de sistemas tecnológicos digitais cujas manifestações caracterizam-se como processos de comunicação que se verificam a partir da interação do homem com as máquinas. Na produção e difusão de produtos comunicacionais dos dias atuais é inquestionável a utilização de eficientes equipamentos de conexão em redes e em tempo real, estruturados inicialmente para atender às múltiplas necessidades de comunicação dos seres humanos.

Squirra relata que no seu pós-doutorado, realizado no EUA, observou que os americanos abordavam as tecnologias com menos trauma e mais aceitação que os brasileiros. Sendo assim, em 2002, já no Brasil, tem a ideia de formar um grupo de pesquisa que abordasse essa temática, mas o grupo é formalizado apenas em 2004.

Ele conta que no início teve dificuldades para juntar interessados a ingressarem no grupo. “Nós tínhamos muito mais pessoas da área de teorias, como das áreas de jornalismo e publicidade que são praticadas por profissionais da comunicação, e não das tecnologias”, afirma.

Com o COMTEC oficializado, abre-se espaço para o entretenimento instruído (infotainment), para a educação facilitada pela tecnologia (edutainment), pela comunicação ciberespacial, pela virtualização dos processos, pela criação não linear, configurando-se todas como possibilidades oriundas da crescente informatização da vida social. O grupo passa a agregar doutores, integrantes de pós-graduação e alunos que estivessem na vertente da tecnologia.

 

Publicações do (COMTEC)

O grupo de pesquisa já tem quatro publicações, entre elas “CIBERTECs – Conceitos, Interações, Automações, Futurações”, lançado em 2016, e “Ciberflex” publicado em 2017. Squirra diz que usa sempre o radical ciber propondo um complemento no título para criar uma linha de publicação de ciber. Para publicações, o COMTEC tem como proposta de pesquisa a relação da comunicação com as tecnologias digitais.

                                                                     


Eventos COMTEC

De acordo com Squirra, o COMTEC promove eventos como “A presença e as alterações da tecnologia: pesquisa, aspectos e mercado” e participa de outros. Segundo ele, neste ano, o grupo participou do evento “As ciências cognitivas diante dos desafios da consciência, da complexidade e da autonomia”. 

Confira abaixo o vídeo com o professor Sebastião Squirra sobre o GP: 

Comunicar erros