Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Grupos de Pesquisa #5: Narrativas Contemporâneas

Grupos de Pesquisa #5: Narrativas Contemporâneas

17/10/2017 12h40 - última modificação 01/11/2017 17h48

Para conhecer melhor os Grupos de Pesquisa (GPs) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Cátedra Unesco/UMESP para Desenvolvimento Regional produziu uma série de reportagens especiais, em texto e em vídeo, sobre alguns Grupos. Cada reportagem contará com informações do Grupo e entrevistas com seus respectivos líderes.

 

Narrativas Contemporâneas

O quinto Grupo a ser explorado nessa série é o Narrativas Contemporâneas, que teve início em 2015 e é liderado pelo professor José Salvador Faro, do programa de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP. 

Segundo Faro, o objetivo do grupo é demonstrar como as narrativas que falam da cultura na sociedade midiatizada traduzem o impacto das mudanças sociais ocorridas no Brasil, em especial aquelas que dizem respeito à afluência da "nova" classe média no mercado dos bens simbólicos.

A principal hipótese trabalhada é a de que a prática da argumentação na esfera pública em torno desse processo consagra e legitima a distinção e o reconhecimento inerente à posse daqueles bens, mais do que oferece critérios de discernimento para a deliberação de sua audiência. Para que se possa demonstrar a hipótese são estudados, com base em categorias de análise pertinentes aos objetivos do projeto, os discursos presentes em produtos midiáticos com destaque para veículos impressos de maior circulação.

 

Projetos

O grupo ainda não possui publicações, mas Faro informa que já existe o projeto do lançamento de um livro com as pesquisas dos participantes. Atualmente, o Grupo está desenvolvendo um projeto que tem o objetivo de falar sobre os jornais que antecederam a queda da ex-Presidente Dilma. Os alunos têm participado, ainda, de congressos levando as pesquisas do grupo para debates em âmbito nacional. 

Confira abaixo o vídeo com o professor José Salvador Faro sobre o GP: 

Comunicar erros