Grupos de Pesquisa #4: Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (CRITICOM)
29/09/2017 12h50 - última modificação 01/11/2017 14h42
Vittória Cataldo
Para conhecer melhor os Grupos de Pesquisa (GPs) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Cátedra Unesco/UMESP para Desenvolvimento Regional produziu uma série de reportagens especiais, em texto e em vídeo, sobre alguns Grupos. Cada reportagem contará com informações do Grupo e entrevistas com seus respectivos líderes.
CRITICOM – Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica
O quarto Grupo a ser explorado nessa série é o Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (CRITICOM) (linkar), que teve início em 2004 e é liderado pelo professor Wilson da Costa Bueno, do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP.
Os integrantes do Criticom têm, majoritariamente, vínculo com o mercado profissional e, portanto, suas produções individuais e participações nos projetos realizados pelo grupo denotam sintonia com a realidade brasileira.
O grupo é integrado, em sua maioria, por pesquisadores com trajetória associada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UMESP, mas que hoje se distribuem por outros programas da área, em diversas universidades brasileiras, ou atuam em empresas públicas e privadas. “Todas as pessoas estão ligadas diretas ou indiretamente à Metodista e eu diria até ligadas a mim. São ex-orientandos e colegas. Eles têm uma relação direta comigo e isso garante uma certa articulação, uma troca de informações”, afirma Wilson.
O grupo tem como foco básico a pesquisa em comunicação organizacional/empresarial e cooperativa que reúne quatro linhas de pesquisa: Comunicação Empresarial e a Realidade Brasileira, para depois serem incluídas outras três: Comunicação com os Públicos Internos, Comunicação e Mídias Sociais e Comunicação com públicos Estratégicos.
Publicações do CRITICOM
O Criticom promove uma reunião anual e edita coletivamente obras com temáticas vinculadas às suas diversas linhas de pesquisa. Para 2018, está prevista a edição de um e-book que contemplará aspectos diversos e atuais da Comunicação Organizacional e de uma coletânea sobre Comunicação e gestão de marcas. De acordo com Wilson, o motivo da escolha do e-book deve-se ao fato do custo ser menor em relação ao livro.
Eventos futuros
O grupo como um todo não esteve em congressos, porém, os pesquisadores participaram dos principais eventos da área e publicam, com regularidade, nos periódicos acadêmico-científicos em Comunicação Empresarial/Organizacional.
Confira abaixo o vídeo com a professor Wilson Bueno sobre o GP