Grupos de Pesquisa #1: Grupo de Estudos de Comunicação e Mercado (E-Com)

18/08/2017 12h10 - última modificação 15/03/2018 14h00

Pedro Zuccolotto

Para conhecer melhor os Grupos de Pesquisa (GPs) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Cátedra Unesco/UMESP para Desenvolvimento Regional produziu uma série de reportagens especiais, em texto e em vídeo, sobre alguns Grupos. Cada reportagem contará com informações do Grupo e entrevistas com seus respectivos líderes.

 

O que são Grupos de Pesquisa?

Os GPs, ou Grupos de Pesquisa, é um conjunto de acadêmicos que possuem a tarefa de levantar, articular e compartilhar informações sobre determinado tema pré-estabelecido, chamado objeto de pesquisa. Esses acadêmicos se dividem, basicamente, em pesquisadores com doutorado ou mestrado e alunos que estão fazendo sua primeira incursão nessa área da pesquisa. A partir das informações do objeto de pesquisa obtidas, o grupo produz conhecimento compartilhado.

 

Estudos de Comunicação e Mercado (E-Com)

O primeiro Grupo a ser explorado nessa série é o Grupo de Estudos de Comunicação e Mercado, ou E-Com, que se iniciou em 2009 e é liderado atualmente pelo professor Daniel dos Santos Galindo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP. Seu objeto de estudo é a comunicação com o mercado. Daniel ressalta o quão importante é a multidisciplinaridade em seu GP. “Hoje é muito difícil imaginarmos atividades que não tenham um componente que envolva troca, venda ou mercado. Hoje vivemos uma sociedade de mercado, pois somos parte do mercado. Essa área não é restrita, muito pelo contrário, é uma área extremamente aberta. Daí o porquê dessa possibilidade de trabalhar de uma forma multidisciplinar”, afirma.

O primeiro evento realizado pelo GP foi em 2010 com o eixo temático “Conceitos e Preconceitos da Comunicação com o Mercado”, onde começou com a proposta de reunir pesquisadores de outras instituições, desenvolver abordagens temáticas e compartilhar os resultados decorrentes. Essa proposta inicial teve sucesso e então é mantida até hoje. O Grupo participa de Congressos que envolvam a área de comunicação com o mercado, comunicação institucional e também de eventos anuais como a Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado. Os eventos anuais possuem sempre uma temática específica. Simultaneamente, são desenvolvidos Grupos de Trabalho (GTs) onde ocorrem apresentações relacionadas aos objetivos do evento.

 

Publicações do E-Com

O Grupo já realizou algumas publicações específicas geradas pelo núcleo do E-Com e também participou de publicações de outros pesquisadores em parceria com algum membro do próprio grupo. Daniel Galindo cita três obras importantes. "Comunicação de Mercado & Contemporaneidade", organizado por Daniel Galindo e Vânia Oliveira, é o mais recente e explora as diversas mutações que caracterizam as relações de trocas e, em particular, suas práticas comunicacionais. "A comunicação de mercado em redes virtuais – uma questão de relacionamento", organizado pelo Daniel Galindo, que traz sete capítulos que analisam a importância das redes sociais nas estratégias de relacionamento das organizações. "Comunicação com o Mercado – evidências humanas e tecnológicas", organizado por Daniel Galindo e Martin Kuhn, que trata do conhecimento sobre os processos comunicacionais voltados para os aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas.

 

xasa

 

Anais

Os Anais dos eventos anteriores do E-Com podem ser acessados através do seguinte link: http://portal.metodista.br/ecom/edicoes-passadas.

 

Eventos futuros

O E-Com participará da VII Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado – Um mergulho na multiterritorialidade. A conferencia acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis, e visa completar mais uma etapa na busca de alternativas para a sistematização do conhecimento, seja nos processos comunicacionais voltados para os aspectos promotores do consumo, como nas percepções construtoras das imagens corporativas junto aos diversos públicos envolvidos direta ou indiretamente na construção e manutenção dos aspectos relacionais com as marcas.

O Grupo também participará em outubro de uma missão na cidade Zaragoza, na Espanha. Segundo Daniel Galindo, “teremos contato com outros grupos de pesquisa do exterior. Será uma primeira missão da Metodista nessa área da comunicação de mercado fora do país. Isso irá promover não só aproximação, mas também troca, compartilhamento, o que será muito rico para nós”.

Contato de Daniel Galindo: daniel.galindo@metodista.br

 

Não deixe de assistir a entrevista com Daniel Galindo:

Comunicar erros