Grupo Mídia, Arte e Cultura promove palestra sobre Memória e Consumo
17/08/2018 14h20 - última modificação 17/08/2018 15h41
Nila Maria
Na tarde da última quarta-feira (16), a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Dra. Mônica Rebecca Nunes, fez uma participação no grupo de pesquisa Mídia, Arte e Cultura (MAC), liderado pelo professor do PósCom da Universidade Metodista (UMESP), Herom Vargas. A palestra tinha como tema Memória, consumo material e simbólico à luz da semiótica da cultura. No encontro, Mônica também apresentou seu livro lançado recentemente, Cosplay, Steampunk e Medievalismo – Memória e consumo nas teatralidades juvenis, em que aborda as culturas da memória e do consumo.
Em sua palestra, Mônica aborda como a dimensão do afeto está Sempre presente quando se fala de memória, e como estes podem se materializar em uma forma de consumo da cultura. Desta forma, quando jovens se reúnem em grupos adeptos do Medievalismo, por exemplo, estão acionando essas culturas e memórias, através do consumo, ainda que sejam memórias próprias, e sim apropriadas da História. De acordo com a pesquisadora, “nesse caso, a nostalgia não é algo triste”.
Mônica fala, também, sobre as modificações que os adeptos dessas teatralidades fazem ao contexto histórico de uma época. Isso recebe o nome de ucronismo ou ucronia, que na literatura é também denominado como “novela histórica alternativa”. Para isso, cita o exemplo de uma cosplayer que modifica os trajes de uma personagem de Star Trek a fim de protestar pelo respeito às mulheres que participam dessa cena.
O desenvolvimento do livro se deu a partir de uma pesquisa em grupo e em campo, em que os pesquisadores se deslocaram para outros estados com o objetivo de participar e conhecer de perto eventos organizados por grupos de adeptos e simpatizantes do Medievalismo, do Steampunk e do Cosplay. O grupo participou de banquetes medievais, feiras nerd e geek em que a presença do cosplay é uma regra e encontros de revivalistas e steampunks.
Este trabalho é um desdobramento da pesquisa anterior da professora Mônica Rebecca, que se tratava apenas sobre a cena cosplay, mostrando um cenário mais amplo do consumo da cultura pop.