Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Grupo de pesquisa Mídia, Arte e Cultura discute a “cultura do ouvir”

Grupo de pesquisa Mídia, Arte e Cultura discute a “cultura do ouvir”

Reunião teve presença do professor José Eugenio Menezes

14/09/2018 18h52

Imagem: Nila Maria

Igor Neves

A reunião da última quarta-feira, 12, do Grupo de Pesquisa Mídia, Arte e Cultura (MAC), liderado pelo professor Dr. Herom Vargas, contou com a presença do coordenador da Pós-Graduação de Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, José Eugenio de O. Menezes. O evento foi realizado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e discutiu o que o pesquisador convidado define como “cultura do ouvir”.

Eugenio apresentou o novo projeto do seu Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, com sede na Faculdade Cásper Líbero, “Cultura do ouvir, vínculos e ambientes comunicacionais”. Depois, avançou para conceituar o tema da discussão. Segundo ele, a cultura do ouvir surgiu como um contraponto a cultura da imagem, em que os sons e os ruídos se tornam elementos predominantes na comunicação.

O professor explica, ainda, que os sons transcendem a língua e cita o exemplo dos fetos que, a partir dos quatro meses, já conseguem distinguir diferentes estímulos sonoros. Eugênio destaca, também, a criação do colo, que é um ambiente familiar, seguro, íntimo onde a comunicação ocorre.

A Comunicação, segundo ele, é involuntária, não há como escapar e participamos dela mesmo quando não queremos. Na cultura do ouvir isso se torna ainda mais forte. “O movimento sonoro é o que mais permite nosso envolvimento”, comenta.

O final da palestra serviu para que os participantes do Grupo de Pesquisa tirassem suas dúvidas a respeito do que foi discutido e trocassem informações e dicas que pudessem ajudar em seus projetos. O evento contou com um público de 11 pessoas, entre alunos da graduação e Pós-Graduação, e foi transmitido ao vivo pela página do Facebook da Cátedra Unesco de Comunicação.

Comunicar erros