Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Grupo de pesquisa MAC encerra suas atividades de 2018 com discussão sobre youtubers evangélicas

Grupo de pesquisa MAC encerra suas atividades de 2018 com discussão sobre youtubers evangélicas

Reunião foi marcada pela apresentação do projeto da doutoranda Patrícia Garcia

22/11/2018 17h41

Nila Maria

No último dia 14 foi realizada a última reunião do ano de 2018 do Grupo de Pesquisa Mídia, Arte e Cultura (MAC), coordenado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom/UMESP), Dr. Herom Vargas.

Na ocasião, a doutoranda Patrícia Garcia Costa apresentou seu projeto de pesquisa, “A geração de youtubers evangélicas em interação com o discurso religioso conservador”. A pesquisadora trabalha a partir dos canais de cinco garotas, na faixa dos 20 anos de idade, que se identificam como evangélicas com o objetivo de investigar o processo de construção identitária no discurso de cada uma delas. Patrícia diz buscar, de certa forma, compreender a nova face da religião para essas meninas.

O Grupo, novamente, mostrou-se um espaço de debate, em que os demais participantes sugeriram novas abordagens, pontos em que a doutoranda poderia dar mais enfoque e, também, tirar suas dúvidas.

Depois da apresentação de Patrícia, o professor Herom Vargas atualizou os alunos sobre o andamento da pesquisa “Música e Imagem: Capas de Disco e a Memória Visual da Música Popular Brasileira”. Ele mostrou os critérios de escolha do corpus do trabalho e, ao final, propôs que cada um do grupo escolhesse um gênero musical para pesquisar. O material de pesquisa é constituído por capas de álbuns lançados entre as décadas de 1970 e 1990.

As atividades do GP MAC retornam em março de 2019, com o início do novo período letivo.

Comunicar erros