Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Grupo de Pesquisa ‘Da compreensão como método’ discutiu jornalismo de marca em último encontro de 2018

Grupo de Pesquisa ‘Da compreensão como método’ discutiu jornalismo de marca em último encontro de 2018

Encontro reuniu pesquisadores para apresentação musical e trabalhos com temáticas que envolvem a interação homem e máquina

07/12/2018 17h30

Igor Neves

Na última terça-feira, dia 4, foi realizado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) o último encontro do Grupo de Pesquisa (GP) ‘Da compreensão como método’, organizado pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PósCom), Dimas Künsch e Mateus Yuri Passos.

A reunião começou com a apresentação musical do Duo Ouviram do Ipiranga, composta pelo doutorando do PósCom, Felipe Aragão Campos Salles e por Rodrigo Watzl, que além de tocarem suas composições, contaram um pouco do projeto.

A estudante Barbara Cabral apresentou sua pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientada pelo professor Dimas, sobre o tema Jornalismo de Marca: um estudo da ABC estúdio e do grupo Abril. Barbara estudou o caso da propaganda da série da HBO, O Ilusionista, em três veículos, The Intercept, Superintessante e Veja, justificando que sua intenção não foi discutir se o jornalismo de marca é bom ou mal jornalismo, nem se é certo ou errado e, sim, compreender essa característica cada vez mais presente no mercado de comunicação e que divide os profissionais do ramo.

Já o orientando do mestrado do professor Mateus, Luis Octavio Gabatelli, mostrou a sua pesquisa Interação homem e máquina: Construção dos processos comunicacionais em inteligência artificial, em que estuda a relação entre comunicação e tecnologia a partir do Watson AI Assistant, um projeto criado pela IBM, que permite a automação de processos dentro de uma empresa.

Finalizando as apresentações, o coordenado do grupo, Mateus Yuri Passos, discutiu o texto escrito por ele junto ao professor Dimas e ao coordenador do Programa de Pós Graduação em Comunicação da  Faculdade Cásper Líbero, José Eugenio de Oliveira Menezes, apresentado na edição de 2017 da Compós, O trabalho intitulado Conhecimento, compreensão e cultura: aspectos intersubjetivos e epistemológicos da compreensão como método, serve como uma introdução ao método da compreensão, favorável à fragmentação e ao diálogo dos diferentes conhecimentos científicos e ao fim da hierarquização entre esses saberes.

A próxima reunião do GP acontecerá em fevereiro de 2019.

Comunicar erros